Pular para o conteúdo

Saiba como sacar um precatório passo a passo e confira os documentos necessários

como sacar um precatório

Enfim, após uma longa espera, você ainda não sabe como sacar um precatório que já possui previsão de ser pago. Porém, entender tudo que envolve a documentação necessária e qual o procedimento correto é essencial para ter seu dinheiro em mãos.

Por isso, a Precato preparou esse guia prático para te explicar como sacar um precatório e tudo que se deve fazer. Confira conosco e boa leitura!

O que é o saque do precatório e quando ele acontece?

O saque do precatório corresponde à última etapa da tramitação do título público. Ou seja, ele ocorre após o tribunal responsável realizar o pagamento que quita a dívida da União, estados ou municípios, com o credor.

Sendo assim, a primeira coisa a se atentar é que não há qualquer aviso de que o dinheiro está disponível para saque. Em outras palavras, você não receberá nenhum e-mail, telefonema ou carta e, se isso acontecer, desconfie porque certamente será um golpe de precatório.

Aliás, quem deve acompanhar esta e as demais etapas é o advogado responsável. Contudo, é possível consultar precatório pelo CPF em quase todos os portais oficiais, de modo a se certificar se o saque já pode acontecer.

Passo a passo de como sacar um precatório

A seguir, elaboramos um tutorial de como sacar um precatório, de acordo com algumas características e diferentes tipos de credores. Continua a leitura.

Pessoa física

É necessário que o credor esteja com o documento original com foto e uma cópia simples dela, sem a necessidade de autenticação. Além disso, é preciso que ele apresente um comprovante de residência de até 3 meses anterior à data do saque também em seu nome.

Contudo, caso você não possua um comprovante onde é titular, é possível apresentar o documento que comprove o vínculo do credor com o nome no comprovante

Por exemplo, se ele está no nome de um filho, leve também o documento dele. Em casos onde o titular é o proprietário do imóvel, apresente o contrato de aluguel e assim por diante.

Saiba também | Depósito judicial

Como sacar um precatório em nome de outra pessoa

Neste caso, o saque acontece com o acréscimo na documentação acima de uma procuração com emissão de até 1 ano anterior à data. Contudo, no caso do advogado da causa ser o responsável pelo saque, ele precisa apresentar a procuração e uma certidão de validade do documento com emissão inferior a 30 dias.

Dessa forma, atesta-se que o profissional atuou na causa e tem plenos poderes para realizar o saque em nome do seu cliente. Para o caso de advogados com certidão de regularidade de inscrição junto à OAB, apenas a Caixa dispensa o comprovante de residência.

Pessoa jurídica

Por último, a documentação necessária para sacar um precatório onde o beneficiário é uma pessoa jurídica acrescenta ao documento de identidade e comprovante de residência, uma cópia simples do contrato social da empresa.

Além disso, é preciso apresentar a certidão de CNPJ, que pode ser retirada facilmente no site da Receita Federal.

como sacar um precatório
xr:d:DAFw9jS8IuE:234,j:4094195942482076164,t:24040504

Bancos habilitados para se sacar um precatório

De acordo com a Resolução 458/2017 do Conselho da Justiça Federal, os bancos oficiais para quem vai sacar um precatório são, de modo geral, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Porém, apenas no caso do Tribunal de Justiça da Bahia, o banco passa a ser o Banco de Brasília S.A. (BRB). Também é necessário pontuar que a indicação do banco para recebimento pode ser feita no tribunal onde a ação correu. Contudo, os valores caem em uma conta judicial, aberta exclusivamente para esta finalidade.

Entenda mais | Alvará de pagamento para precatórios

Como sacar um precatório ou transferir o valor para sua conta pessoal

Caixa Econômica Federal

A Caixa permite, mediante possíveis taxas bancárias, a transferência do valor do precatório da conta judicial para quaisquer outras que o credor indicar. Entretanto, caso o responsável pelo saque opte por ter o valor em espécie, é preciso uma atenção extra.

Isso porque, além de perigoso, pode haver uma exigência antecipada de 24 horas para que o dinheiro esteja disponível.

Saiba também | Precatório não pago: o que fazer?

Banco do Brasil

De modo similar à Caixa, o BB também tem a opção de várias transferências do valor do precatório, desde que a conta de destino seja do próprio beneficiário ou do procurador. Além disso, o banco oferece uma alternativa adicional onde é possível transferir o valor para a pessoa jurídica do escritório onde o advogado atua. Porém, esse método exige o contrato social com a última alteração atualizada.

Saiba mais | 5 motivos para acessar o crédito de um precatório

Saia da fila de espera e tenha o dinheiro do seu crédito em mãos!

Após entender o passo a passo de como sacar um precatório, que tal conhecer uma forma de acessar o crédito sem parcelas do seu título e sair rapidamente da fila de espera? Pois então, se você possui um precatório federal, precatório estadual de São Paulo ou municipal da capital paulista, esse é o momento de transformar o título em dinheiro na conta

Na Precato, isso é possível! E o melhor: sem gerar parcelas mensais e com pagamento em até um dia útil após a assinatura do contrato. E o melhor, a negociação pode ser feita tanto para precatórios alimentares quanto para os de natureza comum.

Então não espere mais e entre em contato com um de nossos especialistas. Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog da Precato.

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo