Pular para o conteúdo

5 Motivos para acessar o crédito de um precatório

acessar o crédito de um precatório

Quem procura motivos para acessar o crédito de um precatório sabe como a decisão exige segurança e informação antes de acontecer. Afinal, mesmo se tratando de um procedimento autorizado pela Constituição Federal, muita gente não sabe como fazer e quem procurar.

Além disso, após a aprovação da PEC dos Precatórios e as diversas mudanças que ocorreram nos últimos anos, torna-se comum que as pessoas que aguardam na fila de pagamento tenham dúvidas e queiram saber mais sobre o assunto.

Por isso, a Precato preparou esse conteúdo exclusivo onde vai apresentar os principais motivos para acessar o crédito de um precatório e o passo a passo para realizá-lo. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é acessar o crédito de um precatório?

Acessar o crédito de um precatório é sair da fila de pagamento e ter seu dinheiro em mãos em até um dia útil após a finalização do acordo.

Em resumo, significa poder contar com um recurso que é seu mas você não consegue fazer nada com ele – nem incluí-lo em seu orçamento – até o momento de recebê-lo. Ou seja, ao acessar o crédito de um precatório você efetivamente passa a ter uma grana extra para realizar sonhos, quitar dívidas ou planejar o futuro.

Motivos para acessar o crédito de um precatório

1 | Você não depende de aprovação

O primeiro motivo para justificar os benefícios ao acessar o crédito de um precatório é o fato de que o procedimento é simples e não exige uma aprovação para acontecer. Ou seja, diferente de financiamentos ou empréstimos, você não precisa apresentar seus dados financeiros ou histórico de dívidas.

Isso porque o crédito do título é seu e você irá apenas negociá-lo com uma das empresas que compram precatórios, como por exemplo, a Precato.

2 | Não é necessário ir até um banco

Outro ponto positivo quando comparamos acessar o crédito de um precatório com as principais formas de obtenção de crédito é que você realiza todo o procedimento sem sair de casa. Em outras palavras, não será necessário enfrentar filas cheias e agências movimentadas para ter seu dinheiro em mãos.

Na Precato, aliás, tudo é conduzido como você preferir, seja sem sair de casa ou em um cartório de confiança próximo da sua residência. Além disso, oferecemos todas as orientações para você e para o advogado responsável pela causa, de modo que sua decisão seja segura e sob total embasamento de informações.

3 | Sem avalista ou fiador

Quem já precisou procurar um avalista ou fiador para tentar um empréstimo ou financiamento bancário sabe o quanto isso é complexo. Afinal, ninguém quer garantir o pagamento em dia de uma outra pessoa, não concorda?

Porém, acessar o crédito de precatório dispensa esse tipo de burocracia, o que permite maior agilidade em todo o procedimento e também resguarda o sigilo das suas finanças apenas para você.

Leia também | Precatórios para investimentos

 acessar o crédito de um precatório

4 | Acessar o crédito de um precatório é não ter parcelas futuras

Há casos de pessoas que possuem um precatório para receber e, ainda assim, recorrem a financiamentos bancários, empréstimos consignados ou até mesmo ao crédito pessoal. Em todos os casos, isso significa um compromisso mensal em seu orçamento que pode durar meses ou até mesmo anos.

Contudo, acessar o crédito de um precatório não gera qualquer dívida posterior nem exige compromissos recorrentes com parcelas. Ou seja, sua liquidez é imediata e impacta positivamente em seus ganhos sem gerar nenhum gasto adicional.

Leia também | Precatório para pagamento de dívidas

5 | Você tem em mãos um dinheiro extra que não estava em seu orçamento

Por fim, pense com a gente: enquanto você aguarda para receber seu precatório, ele é apenas um direito abstrato que não faz parte dos seus rendimentos. Afinal, você não consegue usá-lo para adquirir um bem, quitar dívidas pessoais ou mesmo investir.

Contudo, ao acessar o crédito de um precatório ele se torna dinheiro e, a partir disso, você fica livre para decidir como gastá-lo. Quer viajar? Você pode. Fazer investimentos para aumentar o seu patrimônio? Também. Se livrar de dívidas ou pagar o estudo dos filhos? A decisão é sua!

Passo a passo para acessar o crédito de um precatório

Após entender os motivos de não aguardar para acessar o crédito de um precatório, confira a seguir como realizar a operação com a Precato:

1 | Primeiramente você entra em contato com a gente e informa os dados básicos para consultarmos o seu precatório. Ele pode ser um precatório federal, estadual de São Paulo ou municipal da cidade de São Paulo;

2 | Após isso, a Precato analisa a viabilidade de negociar o seu título;

3 | Se seu título estiver apto para que você possa acessar o crédito dele, te apresentamos uma proposta e prazos;

4 | Caso você aceite, um contrato é assinado no cartório mais próximo da sua residência. Feito isso, seu crédito estará em sua conta em até um dia útil;

5 | Em seguida, é com a gente, já que para finalizar a negociação, entregamos o documento para o juiz da causa, de modo a oficializar a nova posse do precatório. Dessa forma, você não precisa fazer mais nada e nós ficamos na fila de pagamento aguardando enquanto você estará com o seu dinheiro em mãos. Simples, não é mesmo?Então não espere mais e entre em contato com um de nossos especialistas. Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog da Precato.

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em suas operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo