× Home Vidas Impactadas Carreiras Advogados Fale Conosco   search
 

Como consultar precatório: aprenda a conferir valor, prazos e trâmite

matheus-alvarenga
18 de agosto de 2021
Como consultar precatório: aprenda a conferir valor, prazos e trâmite

As dúvidas relacionadas a como consultar precatório estão sempre entre os principais questionamentos dos beneficiários que possuem valores a receber do governo. 

Seja na esfera municipal, estadual ou federal, conhecer os trâmites de um processo pode permitir que o interessado saiba quando irá receber e, inclusive, conheça as opções disponíveis para antecipar o pagamento do título.

Todavia, nem todos sabem como consultar precatórios, a data de seu recebimento e quais etapas acontecem até que possa ter o dinheiro em mãos.

Por isso, a Precato ensina o passo a passo para você que tem dúvidas sobre como consultar seu precatório nos mais diversos sites. Confira!

Quais dados preciso ter em mãos ao consultar um precatório?

Primeiramente, é necessário lembrar que ao consultar precatório pela Internet, é possível obter apenas informações básicas do título. Ou seja, no caso do beneficiário precisar de detalhes mais específicos, o ideal é procurar o advogado diligente da ação. 

Ao saber como consultar precatório e o status do processo, é possível conferir a posição ocupada na fila de pagamento, a evolução anual dos valores pagos e os precatórios ainda pendentes de pagamentos. 

Porém, nenhum dos sistemas que podem ser consultados retorna com o valor depositado por questões de segurança. 

mao celular como consultar precatorio sites tribunal regional federal precato

Além disso, como um precatório possui correção de taxas e eventuais juros incidentes de seu julgamento até o pagamento, o valor inicial tende a ser diferente do que será depositado para o beneficiário.

Para informações sobre os procedimentos de saque, o ideal é entrar em contato com o advogado ou com a vara em que o processo está em trâmite ou já tramitou.

Abaixo, confira como consultar um precatório em cada um dos tribunais regionais federais.

Como consultar precatórios no TRF3?

O Tribunal Regional 3 (TRF3) abrange os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Responsável por cerca de 40% das ações ajuizadas no país, ele permite consultar precatório diretamente em seu site oficial

É importante salientar que no TRF3 só há como consultar precatórios protocolados a partir de 2/7/2006 e que estão na esfera federal. Para títulos do âmbito estadual ou municipal, é preciso acessar o tribunal de justiça do seu estado.

É possível consultar precatório pelo número do CPF ou CNPJ do beneficiário, ou ainda, pelo número do processo, caso você o possua.

Basta acessar a página inicial do TRF3 e clicar em “Requisições de pagamento”. Após isso, digite o código de verificação que irá aparecer e pronto! Aliás, o site também permite a consulta através do código OAB do advogado ou mesmo pelo número de protocolo.

Como fazer a consulta de precatório no TRF2?

Para quem tem dúvidas de como consultar um precatório no TRF2, o procedimento é similar ao do TRF3. Para isso, o Tribunal disponibiliza uma página exclusiva para acompanhamento de títulos, sejam eles precatórios ou RPVs

O beneficiário precisa acessar o site específico, preencher o CPF ou CNPJ (item obrigatório) e um dos itens seguintes: número do registro de precatório, número do processo de origem ou número da requisição. 

como consultar precatorio no trf1
Créditos da imagem: Agência Senado

Para outras dúvidas, basta acessar o portal oficial do TRF2, que abrange os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Como consultar precatório no TRF4?

Por sua vez, o Tribunal Regional Federal 4 abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e possui um tutorial na página inicial ensinando como consultar precatório. Para isso, é necessário que o interessado:

  • Selecione uma forma de pesquisa
  • Informe um processo, nome da parte, cpf, OAB ou processo originário
  • Selecione Onde consultar

O beneficiário precisa saber que a consulta processual online pelo nome da parte ou CPF não possui natureza de certidão e serve apenas para conhecimento do trâmite. 

Caso seja necessário o acesso completo ao documento, é obrigatória a identificação no sistema através de login e senha. O cadastro é o mesmo utilizado em processos eletrônicos do 1º grau.

Como consultar a situação dos títulos no TRF1?

O Tribunal Regional Federal 1 (TRF1) é o tribunal que contempla o maior número de estados brasileiros. Nele, estão vinculados Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Porém, o processo sobre como consultar precatório é similar aos demais. 

Ao acessar a página inicial do TRF1, o beneficiário precisa selecionar TRF 1ª Região na busca sobre “Órgãos”. Na tela seguinte, é possível preencher o número do processo. Caso você não possua, basta escolher outra opção na barra esquerda lateral.

Como consultar precatório no TRF5?

Por último, no Tribunal Regional Federal 5 (TRF5) há como consultar precatório através de um portal dedicado exclusivamente ao assunto. Basta acessar o link e seguir os procedimentos similares aos dos outros tribunais.

Assim como os demais, a consulta do cálculo do valor do precatório só pode ser realizada mediante certificado digital e apenas advogados ou escritórios de advocacia podem acessar estes dados.

Antecipe o pagamento do seu precatório com a Precato

Agora que você já sabe mais sobre como consultar precatório e todas as etapas que envolvem o processo, você precisa conhecer a Precato.

A Precato atua na compra de precatórios com transparência completa e total respeito à Lei Geral de Proteção de Dados. Por isso, proporciona ao cliente segurança e credibilidade para que ele possa realizar a antecipação do seu precatório de forma legal e assertiva.

Na Precato, o seu título a receber é analisado a partir de orientações jurídicas e negociado de forma a disponibilizar o valor com rapidez e eficiência, dentro de 48 horas.

Entre em contato com a Precato para agendar uma conversa e conhecer melhor os serviços que podemos oferecer.
E para saber mais sobre leis de precatórios, valores, vendas e atualizações, acesse outros artigos no Blog da Precato.

Precato

Matheus Alvarenga

Matheus Alvarenga é especialista em direitos creditórios, com foco em Precatórios Federais. Em 2015 ingressou no curso de graduação em Administração de Empresas na FUNCESI (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - MG), no ano de 2019 certificou-se pela StartSe no Executive Program, Economia e Gestão Empresarial. Atua desde 2012 no mercado financeiro, e atualmente é sócio e Gerente Comercial na Precato, empresa líder no mercado de antecipação de Precatórios Federais do Brasil, com mais de 800 milhões de reais intermediados em suas operações.

COMENTE

ARTIGOS RELACIONADOS

Precatórios com pagamento em 2022: lista já foi divulgada

A lista dos precatórios com pagamento previsto em 2022 teve sua divulgação feita pelo Ministério da Economia neste mês...

Continue Lendo >

Ofício requisitório: saiba como ele gera precatórios e RPVs

O ofício requisitório é um documento gerado após todo um processo que transitou e teve julgamento procedente. Ele é...

Continue Lendo >

Precatório federal 2021: veja lista e previsão de pagamentos

A lista com credores de precatório federal 2021 já foi divulgada pela CMO, citando os que estão previstos para...

Continue Lendo >