Pular para o conteúdo

Antecipação de Precatórios: como antecipar com segurança

Antecipação de Precatórios

A antecipação de precatórios é uma alternativa viável para pessoas que desejam receber o pagamento dos seus títulos sem esperar muito tempo.

Mesmo que a legislação determine um prazo para a quitação desses recebimentos, alguns casos podem levar anos para serem finalizados.

Nesse caso, existe a possibilidade de adiantar parte do dinheiro, mas é importante conhecer como funciona esse processo e qual a maneira mais segura de fazer essa solicitação.

Por isso, a Precato preparou um guia especial sobre antecipação de precatórios, e como receber de forma legal e confiável. 

Confira agora!

Por que escolher a Precato para antecipar o seu precatório?

Quando o assunto é antecipação de precatórios, é fundamental procurar uma empresa especializada no assunto, como a Precato.

Saiba porque nossa empresa é uma das melhores escolhas para te auxiliar durante os seus procedimentos jurídicos:

Segurança

A Precato é referência nacional em antecipação de créditos, construindo um histórico de confiabilidade ao longo de sua atuação no mercado.

Com um time de especialistas, você poderá contar com profissionais registrados da área, além de assessoria jurídica e administrativa durante seu processo.

Dessa forma, poderá contar com mais segurança durante a ação, além de todas as garantias legais.

Experiência em operações de crédito

A Precato possui 15 anos de experiência em operações de crédito, se especializando na antecipação de precatórios.

Além de ser uma referência nacional na área, também ampliou seus serviços ao longo de mais de uma década de atuação.

Com isso, podemos oferecer um serviço completo, certificado e comprovado. 

É importante entrar em contato com empresas que não sejam apenas de confiança, mas que tenham o conhecimento necessário para acompanhar o seu processo.

Assim, com a experiência da Precato, você poderá contar com profissionais qualificados e que entendem sobre o assunto.

Agilidade

A Precato analisa seus documentos em até 48 horas, realizando a aprovação da proposta e dando prosseguimento à antecipação do seu precatório.

Depois de certificar a assinatura em cartório, o depósito do dinheiro acontece em até 24 horas. Trata-se de um serviço ágil, rápido, mas seguro.

Transparência no serviço

A Precato informa todas as etapas do procedimento, de modo que o cliente conheça todos os detalhes da operação.

Além disso, a equipe de especialistas está disponível para tirar todas as dúvidas, seja pelos canais digitais, telefônicos ou presenciais.

A transparência do serviço é uma maneira de aumentar a segurança e confiabilidade no processo, informando todos os passos até a finalização do negócio.

Antecipação de precatórios: um procedimento legal

A antecipação de precatórios é um direito do credor que possui títulos a receber de um órgão público.

Mesmo após a sentença favorável e emissão da ordem de pagamento, em muitos casos o prazo se estende por meses, e até anos.

Dessa forma, também é direito do credor realizar a venda ou antecipação do seu precatório.

Além disso, a solicitação para adiantar parte do recebimento também tem regulamentação por lei, como previsto no Art 100 da Constituição Federal.

Outras alternativas, como venda ou negociações com o Ente Devedor, também são autenticadas em cartório, com informe a todos os representantes jurídicos envolvidos.

Isso torna a antecipação de precatórios um procedimento legal e garantido pela legislação.

Entenda os processos de antecipação de precatórios

Existe mais de uma alternativa para solicitar a antecipação de precatórios. Cada um desses processos possui suas características, e o credor pode escolher a opção que melhor atende o seu caso. Por isso, confira como funcionam essas solicitações:

Requisição de prioridade

A requisição de prioridade é regulamentada pelo artigo 100 da Constituição Federal, que determina a preferência de pagamentos para:

  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Portadores de doenças graves;
  • Pessoas com deficiência.

Dessa forma, se optar pela solicitação de prioridade, é necessário passar por uma perícia que comprove uma dessas condições.

No entanto, a antecipação de precatórios paga apenas uma Requisição de Pequeno Valor (RPV). No caso de precatórios federais, por exemplo, esse limite é de 60 salários-mínimos. O restante do pagamento volta a seguir a fila comum.

Renúncia de parte do valor para RPV

Também é possível renunciar à parte do valor do precatório para receber uma RPV. Em todos os âmbitos, uma requisição de pequeno valor deve ser paga em até 60 dias.

Nesse caso, os recebimentos são adiantados, mas o credor abre mão de parte da quantia para receber o dinheiro em menos tempo.

Venda de precatório

Por fim, a venda de precatórios também é uma alternativa para quem busca antecipar seus recebimentos.

Nesse caso, o credor entra em contato com uma empresa especialista, como a Precato, e realiza uma negociação.

Assim, ele recebe o valor da venda, e faz uma cessão do crédito a receber, mediante confirmação judicial.

Vale a pena fazer a antecipação de precatórios?

antecipação precatório doença grave

Em alguns casos, o pagamento do precatório pode demorar anos, prejudicando o credor.

Assim, a possibilidade de fazer uma antecipação desse recebimento é interessante para quem não quer esperar tanto tempo.

Além disso, existem várias opções, desde solicitar antecipação por prioridade, até fazer negociações ou a venda dos títulos.

Seja como for, é importante procurar uma empresa confiável para auxiliar durante o processo. 

Com a Precato, você poderá adiantar seus recebimentos como preferir, com segurança, agilidade e transparência.

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo