× Home Vidas Impactadas Carreiras Advogados Fale Conosco   search
 

Calcular precatórios: como fazer o cálculo atualizado

matheus-alvarenga
4 de março de 2021
Calcular precatórios: como fazer o cálculo atualizado

É essencial calcular precatórios regularmente, se você deseja acompanhar e administrar o valor atualizado dos seus títulos.

Não é incomum casos onde o pagamento demore meses, e até mesmo anos, para acontecer. Enquanto isso, o montante deve receber correção de acordo com os índices monetários.

Assim, vale a pena procurar fazer o cálculo da atualização do valor, seja com o auxílio de um advogado ou de uma empresa especializada.

Por isso, a Precato preparou um conteúdo especial para te ajudar a calcular precatórios e saber como acompanhar os detalhes atualizados do seu processo.

Precato: sua melhor escolha para calcular precatórios

Antes de calcular precatórios por conta própria, é recomendável buscar uma empresa especializada da área, como a Precato.

Dessa forma, você não apenas poderá contar com uma equipe de profissionais, como também irá avaliar o valor dos seus títulos de maneira rápida e segura.

Confira porque escolher a Precato como sua assistência para calcular precatórios:

Contamos com uma equipe especializada

Com 15 anos de experiência no mercado financeiro, e mais de 2 anos especificamente no mercado de Precatórios, nossa empresa possui dezenas de funcionários capacitados e especializados nesse segmento.

Os profissionais da Precato estão disponíveis para acompanhar todas as etapas do seu precatório, através de todos os meios de contato.

Assim, nós poderemos te auxiliar no cálculo do seu precatório, tirar eventuais dúvidas e te orientar nas melhores alternativas para o seu caso.

Qualidade no atendimento

A Precato oferece qualidade no atendimento, facilitando o contato com clientes de todo o país, através de chat online, telefone e consultas presenciais.

São dois endereços, em Minas Gerais, e viabilidade de trabalhar com cartórios do Brasil todo.

Além disso, também existe a possibilidade de entrar em contato através de formulário, com resposta rápida diretamente pelo e-mail.

Dessa forma, a Precato poderá calcular precatórios e tirar todas as suas dúvidas com agilidade, mantendo um nível de qualidade no atendimento.

Transparência e foco

A Precato é referência nacional no segmento de precatórios, oferecendo serviços sérios e transparentes.

Nossa equipe trabalha para analisar seus documentos em até 48 horas, e dar prosseguimento à operação o quanto antes.

Trata-se de uma empresa séria, com o compromisso de auxiliar o credor em todos os processos, seja no cálculo, acompanhamento, venda ou antecipação do precatório.

Qual a importância de calcular precatórios?

como saber o valor atualizado do precatório

Depois da sentença favorável e da emissão da ordem de pagamento, muitos credores deixam de acompanhar o seu precatório.

No entanto, a finalização do processo pode levar muito tempo, o que influencia diretamente na quantia total a receber.

Por isso, é importante calcular precatórios regularmente, para ter uma previsão do valor do pagamento, e também determinar os possíveis descontos.

Caso o credor não conheça o montante que deve receber, pode ter surpresas no futuro.

Além disso, conhecer o valor total do precatório atualizado também facilita no momento de declarar o Imposto de Renda. Do contrário, pode ter problemas com a Receita Federal.

Por fim, calcular precatórios também permite que o credor tenha conhecimento sobre a correção monetária que incide sobre os títulos, e saber se a quantia está acompanhando os índices de inflação, por exemplo.

Como calcular precatórios corretamente?

Antes de mais nada, para calcular precatórios é importante conhecer a data de expedição da ordem de pagamento.

Ou seja, quando o precatório foi oficializado pelo Tribunal. Esse período irá influenciar diretamente na correção monetária dos títulos.

Ainda, vale lembrar que a atualização do precatório só começa a partir da data de vencimento.

Para títulos emitidos até 1° de julho, a data se estende até o final do ano seguinte. Depois desse prazo, o vencimento tem agendamento para o final do ano subsequente, ou seja, um prazo de dois anos.

Além disso, conhecer a data do último cálculo atualizado também pode ajudar, para determinar uma base do montante total.

Por fim, o cálculo deve aplicar a porcentagem de IPCA-e, conhecido como índice de inflação, sobre o valor. Ela determina a taxa de atualização do precatório anualmente.

Em resumo, é possível calcular precatórios conhecendo a quantia inicial do documento, a data de expedição e o índice de IPCA-e  que incide sobre o montante.

Por que calcular precatórios?

como calcular juros de precatórios

É importante que o credor acompanhe a correção do seu precatório, especialmente depois de um longo período.

Isso porque índices como inflação e juros de correção podem alterar a quantia inicial, e é interessante seguir essas modificações.

No entanto, calcular precatórios por conta própria pode ser mais complicado, além de não dar uma previsão correta do valor.

Por esse motivo, o credor pode contar com uma calculadora de precatório, ou mesmo empresas especialistas nesse segmento.

A Precato é a sua aliada na hora calcular precatórios de forma segura e atualizada! Clique aqui e faça agora mesmo o cálculo de seus precatórios.

Precato

Matheus Alvarenga

Matheus Alvarenga é especialista em direitos creditórios, com foco em Precatórios Federais. Em 2015 ingressou no curso de graduação em Administração de Empresas na FUNCESI (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - MG), no ano de 2019 certificou-se pela StartSe no Executive Program, Economia e Gestão Empresarial. Atua desde 2012 no mercado financeiro, e atualmente é sócio e Gerente Comercial na Precato, empresa líder no mercado de antecipação de Precatórios Federais do Brasil, com mais de 800 milhões de reais intermediados em suas operações.

COMENTE

ARTIGOS RELACIONADOS

Reserva de honorários pode ser feita em ações que geram precatórios

A reserva de honorários advocatícios diz respeito à possibilidade de separar o valor que um advogado tem a receber...

Continue Lendo >

Contrato de cessão de direitos: o que ele indica e para que serve?

Mesmo sendo uma prática legalmente válida e embasada nos princípios jurídicos, é muito comum as pessoas terem dúvidas sobre...

Continue Lendo >

O que é certificado digital e para que ele serve no âmbito dos precatórios?

O certificado digital é uma ferramenta virtual que busca trazer facilidade e segurança para operações eletrônicas dos mais diversos...

Continue Lendo >