× Home Vidas Impactadas Carreiras Advogados Fale Conosco   search
 

Comprar precatório: Dicas de como funciona [2021]

matheus-alvarenga
10 de março de 2021
Comprar precatório: Dicas de como funciona [2021]

Comprar precatório é uma alternativa interessante para quem busca diversificar a carteira de investimentos, e também para quem está na fila de pagamentos há muito tempo.

Essa possibilidade permite que ambas as partes se beneficiem com o negócio, de maneira legal e garantida por lei.

No entanto, para fazer um negócio seguro, é importante saber como funciona cada etapa da compra desses títulos.

Pensando nisso, a Precato elaborou um conteúdo especial para te orientar sobre como comprar precatório e por que considerar essa alternativa. Acompanhe!

Entenda melhor a dinâmica de compras precatório

Um precatório é uma ordem de pagamento emitida após uma deliberação favorável contra um órgão público.

Em tese, esse título possui um prazo de vencimento, que deve ser cumprido pela entidade pública processada. No entanto, o processo pode levar meses para finalizar.

Enquanto isso, o credor recebe os direitos sobre os créditos devidos. Nesse caso, a sentença judicial regula o pagamento em dinheiro dessa dívida.

Mas o credor também pode optar por outras alternativas, como repassar os créditos para terceiros. Ou seja, vender o seu precatório.

Essa opção também possui regulamentação por lei, inclusive envolvendo trâmites jurídicos que confirmam o procedimento.

Dessa forma, comprar precatório se tornou uma possibilidade viável para pessoas interessadas em adquirir esses créditos, e pessoas que não querem esperar tanto tempo para receber seu dinheiro.

Comprar precatório: quem ganha o que?

comprar precatorio vale a pena

A princípio, quem vende o precatório recebe o dinheiro em menos tempo, de uma forma mais rápida e prática.

Muitas vezes, pode levar anos para finalizar o pagamento dos títulos, e o credor não pode, ou não quer, aguardar um prazo tão longo.

Nesse caso, ele se beneficia recebendo o montante com agilidade, e pode usufruir do dinheiro como desejar.

Enquanto isso, comprar precatório é um investimento de longo prazo, pois o comprador paga o valor à vista para o credor, mediante a uma deságio, visto que, a partir do momento da cessão todos os riscos e espera do processo são de responsabilidade do comprador.

Por isso, credores que não desejam esperar o seu pagamento há algum tempo consideram essa alternativa.

E é também por isso, que compradores que podem adquirir esses títulos e esperar o recebimento optam por investir nessa modalidade.

Quem vende precatório?

Basicamente, qualquer pessoa que tenha um precatório a receber pode vendê-lo para terceiros, porém o mais recomendado é procurar empresas que sejam especialistas no assunto para ajudá-lo neste processo. Opte sempre por referências do segmento, como a Precato.

Tanto pessoas físicas como jurídicas possuem os direitos sobre os créditos, e podem optar por fazer esse repasse de forma legal.

Inclusive, essa alternativa possui validade em todos os âmbitos, sejam precatórios municipais, estaduais ou federais.

No entanto, é preciso se atentar para algumas exceções. Por exemplo, pessoas endividadas podem vender seu precatório, mas existe a possibilidade de uso do valor para saldar esse débito.

Ou, ainda, espólios de precatórios, ou seja, quando o título é repassado como herança. Nesses casos, é importante verificar a disponibilidade de venda.

Quem pode comprar precatório?

Por outro lado, é comum que investidores procurem comprar precatório, como forma de diversificar suas aplicações.

Trata-se de um investimento de longo prazo.

Assim, os credores podem entrar em contato com uma empresa especializada, como a Precato, que vai comprar o precatório.

Dessa forma, é mais fácil e rápido vender o precatório,  fazer o acordo e todos os trâmites necessários.

No entanto, de forma geral, qualquer pessoa interessada por comprar precatório.

Porém com a Precato, esse processo é facilitado, mais seguro e transparente e você conta com nossa experiência de mais de 15 anos no mercado financeiro.

Qualquer pessoa pode intermediar a compra de precatório?

o que e precatorio

Em teoria, qualquer pessoa pode fazer essa intermediação para comprar precatório. 

Isso porque não existe regulação pela Comissão de Valores Mobiliários, que acompanharia esses ativos, como aponta o portal Valor Investe.

No entanto, é importante procurar empresas confiáveis para fazer essa mediação, uma vez que não existem regulamentações específicas sobre esse segmento.

Assim, é recomendável contratar especialistas na venda de precatórios, com profissionais que atuem com transparência, para evitar complicações.

Além disso, empresas especializadas, com experiência na área, terão mais facilidade para localizar investidores interessados, e finalizar o negócio.

Apesar de essas empresas agilizarem o processo, a melhor opção para quem quer vender o seu precatório é a Precato.

Isso pelo fato de já termos os valores para a compra de precatórios levantados, o que garante um pagamento mais rápido para nossos clientes.

Dessa forma o processo é mais rápido, pois não precisamos procurar investidores.

Por esse motivo, é fundamental procurar auxílio de profissionais, e não buscar intermediários pouco conhecidos.

Benefícios adquiridos ao comprar precatório

Pessoas que decidem comprar precatório podem receber alguns benefícios a longo prazo. Conheça os detalhes de acordo com cada categoria:

Precatório municipal

Precatórios municipais são títulos que se originam a partir de ações contra órgãos administrativos.

Nesse caso, o documento possui valor mínimo de 30 salários mínimos (não existindo regulamentação específica), ou é considerado uma Requisição de Pequeno Valor (RPV).

Apesar de ser a menor quantia entre os três tipos de precatório, a emissão desses títulos é menor em âmbito municipal.

Dessa forma, podem ser pagos mais rapidamente, o que é uma vantagem para quem compra o precatório.

Precatório estadual

Os precatórios estaduais provém de ações contra qualquer um dos 26 estados brasileiros, ajuizados pelos Tribunais de Justiça Estaduais.

O limite é de 40 salários mínimos (se não houver regulamentação específica), um pouco mais que precatórios municipais.

No entanto, entre as três categorias, os títulos estaduais são os que possuem menor regularidade no pagamento. Assim, o benefício para o comprador é apenas o retorno futuro.

Precatório federal

Por fim, comprar precatório federal oferece alguns benefícios para o investidor.

A princípio, o limite mínimo é de 60 salários-mínimos, de modo que títulos federais costumam ser de maior valor.

Além disso, o calendário de pagamentos do Governo Federal costuma ser seguido de maneira mais contínua, apesar de situações como a pandemia do coronavírus poderem influenciar de forma negativa.

Em todos os três casos, o investidor que comprar precatório receberá o direito sobre os créditos, tanto em forma de dinheiro, quanto para revender, se desejar.

Como escolher uma empresa para comprar precatório?

Antes de comprar precatório, é fundamental contratar uma empresa especializada no segmento.

Para isso, é preciso analisar alguns fatores antes de escolher. Por exemplo, procurar saber qual o tempo de serviço da empresa, sua experiência no mercado e sua credibilidade.

É importante garantir que a empresa é responsável, e irá te auxiliar de maneira verídica na venda do seu precatório.

Além disso, vale a pena estudar o mercado e comparar as opções disponíveis, verificar a especialidade de cada companhia e o custo-benefício que ela oferece.

De forma geral, o credor deve avaliar se a empresa é comprometida e possui o conhecimento necessário para auxiliar nesse processo de venda.

Saiba como a Precato pode te ajudar 

qual banco compra precatório

Nesse cenário, a Precato é uma ótima alternativa para te ajudar a vender ou comprar precatório.

Com 15 anos de atuação no mercado, a empresa possui dezenas de colaboradores especialistas nesse segmento, para tirar todas as dúvidas durante o processo.

A Precato poderá analisar sua proposta de forma ágil e entrar em contato o quanto antes, para prosseguir com o negócio.

Por ser uma referência nacional, poderemos apontar as melhores alternativas para o seu caso, de modo que você receba seu dinheiro no menor período de tempo.

Inclusive, é possível não apenas procurar ajuda para vender seu precatório, como conferir outros serviços, como antecipação do recebimento ou consulta do valor atualizado.

Vale a pena comprar precatório?

Para investidores, comprar precatório pode ser uma alternativa interessante para diversificar a carteira de ativos e investir em um produto rentável.

Afinal, a compra é feita por um valor inferior ao montante, e o pagamento inclui correções monetárias e juros.

Enquanto isso, pessoas que buscam vender seu precatório também são beneficiadas, ao receber o dinheiro em menor tempo e sem burocracias.

Dessa forma, vale a pena avaliar a possibilidade de entrar em contato com uma empresa especializada para tirar todas as dúvidas.

A Precato oferece uma equipe de profissionais para te auxiliar nesse processo, e torna possível vender ou comprar precatório com segurança, agilidade e praticidade.

Assim, se você desejar adiantar seu dinheiro em pouco tempo, considere essa alternativa e entre em contato conosco.

Precato

Matheus Alvarenga

Matheus Alvarenga é especialista em direitos creditórios, com foco em Precatórios Federais. Em 2015 ingressou no curso de graduação em Administração de Empresas na FUNCESI (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - MG), no ano de 2019 certificou-se pela StartSe no Executive Program, Economia e Gestão Empresarial. Atua desde 2012 no mercado financeiro, e atualmente é sócio e Gerente Comercial na Precato, empresa líder no mercado de antecipação de Precatórios Federais do Brasil, com mais de 800 milhões de reais intermediados em suas operações.

COMENTE

ARTIGOS RELACIONADOS

Adiantamento de precatório: saiba como receber rapidamente

As dívidas do poder público com o cidadão crescem a cada ano. Muitas pessoas esperam receber o pagamento de...

Continue Lendo >

Precato: credibilidade na compra de Precatórios Federais

A Precato é uma referência nacional no segmento de compra de precatórios, com inúmeras soluções para auxiliar no seu...

Continue Lendo >

Compra de precatórios federais: negocie com confiança [Dicas]

A compra de precatórios federais é uma alternativa viável para pessoas que buscam novos investimentos sendo também, uma opção...

Continue Lendo >