Pular para o conteúdo

Venda de precatórios: a melhor forma de acessar o crédito sem parcelas do seu título

pessoa segurando dinheiro nas mãos para demonstrar a venda de precatórios

A venda de precatórios ainda é um procedimento que gera muitas dúvidas em quem aguarda para receber o dinheiro do seu título. Afinal, quando falamos em vender, isso pode soar como uma negociação onde você cede algo em troca de determinado valor.

Contudo, no caso dos precatórios, muita gente não se atenta que, enquanto o título segue sua tramitação até a data de pagamento, ele é um valor que o beneficiário não consegue utilizar, a não ser em uma compensação tributária de precatórios. Ou seja, ele não gera qualquer recurso financeiro para quem o possui.

Por isso, a Precato preparou esse conteúdo exclusivo para explicar em detalhes como pode acontecer a venda de precatórios e qual lei permite que ela aconteça. Além disso, vamos te apresentar a melhor forma de transformar seu título em dinheiro. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é a venda de precatórios?

A venda de precatórios é um procedimento que consta no Artigo 100 da Constituição Federal e permite, conforme regras da legislação brasileira, que qualquer pessoa que aguarda para receber seu título, possa negociá-lo com uma das empresas que compram precatórios.

Porém, muito mais do que uma venda, essa é uma alternativa simples, rápida e segura de acessar o crédito do precatório sem gerar parcelas mensais. Ou seja, diferente de um financiamento ou empréstimo, você realiza a cessão de crédito do seu título e não contrai nenhuma dívida para pagar posteriormente.

Em resumo, é possível ter dinheiro em mãos para realizar sonhos, quitar dívidas, investir ou utilizar da forma que você quiser.

A venda de precatórios é um procedimento presente na Constituição Federal mas exige cuidados para que haja segurança jurídica. Confira como fazê-la. venda de precatório federal

Quem pode comprar precatórios?

Na teoria, existe uma grande diversidade nos compradores de precatórios. Por exemplo, instituições financeiras, fundos de investimento, empresas com dívidas tributárias e até mesmo pessoas físicas que investem neste segmento. Contudo, a Precato se destaca dentre elas por sua expertise no assunto e devido à sua equipe multidisciplinar, pronta para orientar os credores.

Além disso, todo o nosso trabalho tem foco na satisfação dos clientes e transparência de cada etapa da venda. Dessa forma, nos mantemos como referência no mercado e possibilitamos a realização de sonhos.

É importante lembrar que dentre as instituições financeiras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, devido à ligação direta com a União, não possuem autorização para atuar na compra ou venda de precatórios.

Saiba mais | Porque a Precato é confiável

Principais vantagens em acessar o crédito sem parcelas de um precatório

Se você tem dúvidas se a venda de precatórios realmente vale a pena, o ideal é considerar os seguintes pontos. Primeiro, que o prazo para o pagamento desta modalidade de títulos é bastante longo.

Para se ter uma ideia, na esfera federal, mesmo após o STF autorizar o governo a acessar crédito extraordinário para o pagamento de precatórios atrasados, a quitação pode levar até dois anos após a inclusão do título na Lei Orçamentária Anual. Por sua vez, há estados e municípios com atrasos de mais de dez anos no pagamento de precatório estadual ou municipal.

O segundo ponto diz respeito ao que falamos no início do texto. Ou seja, enquanto você aguarda na fila para receber o seu precatório, o valor dele não tem qualquer impacto em seu orçamento. Afinal, até mesmo como um recurso futuro, não dá para prever exatamente quando você o terá em mãos.

Sendo assim, porque não transformá-lo em dinheiro e fugir da burocracia, demora ou mesmo de financiamentos ou empréstimos com altas taxas? Quando você opta pela venda de precatórios, é isso que acontece: você aumenta sua renda e fica livre para usar o valor da forma que preferir!

Leia também | Quanto tempo demora para receber um precatório estadual

 venda de precatórios

Passo a passo para negociar seu precatório com a Precato

A venda de precatórios federais, do estado de São Paulo ou da capital paulista acontece na Precato de modo bem fácil, rápido e totalmente seguro. Isso porque, para realizá-la, basta entrar em contato com a gente e iremos, primeiramente, analisar o seu título.

Em seguida, você recebe uma proposta e tem total liberdade para avaliá-la junto a seus familiares ou com o advogado da causa. Além disso, nosso contrato não contém letras miúdas e detalha tudo que você precisa saber para tomar a melhor decisão.

Por fim, nós indicamos o cartório mais próximo de você para realizarmos a cessão do crédito e, em até um dia útil, o dinheiro estará na sua conta.

Saiba mais | 5 motivos para acessar o crédito de um precatório

É possível vender precatórios de herança?

Um precatório de herança se refere a esta modalidade que título que, devido o falecimento do beneficiário, passa a compor o espólio dos herdeiros. E sim, ele também pode ter antecipação com a Precato, desde que o novo responsável já possua a habilitação para prosseguir com a negociação.

Saia da fila de espera e tenha o dinheiro do seu crédito em mãos!

Após entender tudo que envolve a venda de precatórios, não perca mais tempo e acesse já o crédito sem parcelas do seu título.  Se você possui um precatório federal, precatório estadual de São Paulo ou municipal da capital paulista, esse é o momento de transformar o título em dinheiro na conta

Na Precato, isso é possível! E o melhor: sem gerar parcelas mensais e com pagamento em até um dia útil após a assinatura do contrato. E o melhor, a negociação pode ser feita tanto para precatórios alimentares quanto para os de natureza comum.

Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog da Precato.

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo