Pular para o conteúdo

Quem faz 60 anos em 2022 pode se aposentar? Saiba como funciona o processo

balões de aniversário de 60 anos. Imagem ilustrativa para texto quem faz 60 anos em 2022 pode se aposentar.

Se você foi pego pela transição causada pela Reforma da Previdência, em 2019, pode não saber se quem faz 60 anos em 2022 pode se aposentar.

Para responder a esse questionamento, é preciso estar atento a como era a situação antes da mudança, como quem já tinha completado os requisitos exigidos deve agir e quais são as opções para quem estava quase alcançando esse objetivo.

Portanto, continue a leitura para sanar todas essas dúvidas e ainda conferir o que fazer em casos de erros de cálculo nos valores da sua aposentadoria!

Como era a aposentadoria antes da Reforma da Previdência?

Para entender exatamente como quem faz 60 anos em 2022 pode se aposentar, você precisa saber o que mudou com a Reforma da Previdência, que está em vigor desde o dia 13/11/2019.

mãos de uma pessoa idosa. Imagem ilustrativa para texto quem faz 60 anos em 2022 pode se aposentar.

Então, antes das mudanças na legislação, o trabalhador poderia, entre outras modalidades, optar pelos seguintes modelos de aposentadoria:

  • Por idade:
    • Homens: 65 anos;
    • Mulheres: 60 anos;
    • Ambos deveriam ter, no mínimo, 15 anos de contribuição com o INSS.
  • Tempo de contribuição:
    • Homens: 35 anos de tempo de contribuição com o INSS;
    • Mulheres: 30 anos de tempo de contribuição com o INSS;
    • Sem idade mínima.

Portanto, antes da reforma, era possível se aposentar sem um mínimo de idade, apenas completando os anos de contribuição necessários.

O que mudou depois da Reforma da Previdência?

A Reforma da Previdência buscou unificar as modalidades de aposentadoria e criou a Aposentadoria Programada. Nesse caso, não há mais diferenciação entre a aposentadoria “por idade” e “por tempo de contribuição”.

Na verdade, ficaram estabelecidos valores mínimos para ambos os requisitos, da seguinte forma:

  • Homem:
    • 20 anos de contribuição;
    • 65 anos de idade.
  • Mulher:
    • 15 anos de contribuição;
    • 62 anos de idade.

Sendo assim, com a Reforma da Previdência, mesmo que você tenha contribuído pelo tempo mínimo estabelecido, terá que esperar até completar a idade mínima para se aposentar.

Contudo, é importante ressaltar que a Aposentadoria Programada só é aplicada de forma integral àqueles que começaram a trabalhar e contribuir com o INSS a partir do dia 13/11/2019.

Quem faz 60 anos em 2022 pode se aposentar?

Então, você pode estar se perguntando se todos que começaram a contribuir com o INSS antes do dia 13/11/2019 se aposentarão seguindo as regras antigas da previdência. Isso é verdade para quem completou todos os requisitos necessários anteriormente a essa data.

Portanto, quem faz 60 anos em 2022 pode se aposentar se tiver completado os 35 (homem) ou 30 (mulher) anos de contribuição antes da reforma entrar em vigor. 

Caso a reforma tenha sido aprovada antes do contribuinte completar algum requisito, ainda será possível se aposentar, mas ele entra em uma das Regras de Transição, criadas especialmente para essas situações.

arte com tabela de informações para regras de aposentadoria.

Por meio de qual Regra de Transição quem faz 60 anos em 2022 pode se aposentar?

Sempre que surge alguma mudança impactante, como a Reforma da Previdência de 2019, criam-se soluções para as pessoas que já seguiam o modelo antigo e realizavam uma série de planejamentos financeiros de acordo com aquelas regras.

Por isso, vamos focar na Regra de Transição específica que permite que aqueles que fazem 60 anos em 2022 se aposentarem: o pedágio 100%.

Contudo, deve-se ressaltar que esse modelo não garantirá a aposentadoria imediata em todos os casos, mas fará um cálculo proporcional ao tempo de contribuição que faltava antes da reforma.

Sendo assim, os homens que quiserem entrar nessa Regra de Transição deverão ter, no mínimo, 60 anos de idade e as mulheres 57 anos de idade.

Então, calcula-se o tempo de contribuição que faltava no dia da validação da Reforma da Previdência (13/11/2019) e soma-se 100% de pedágio em cima desse tempo, ou seja, o dobro.

Veja o exemplo de João, a seguir:

exemplo de pessoa com contribuição para aposentadoria. Imagem ilustrativa para texto quem faz 60 anos em 2022 pode se aposentar.

Se você reparar alguma irregularidade relacionada ao INSS, é possível recorrer na justiça

Quando você ganha uma ação na justiça contra um órgão público, passa a ter direito aos denominados precatórios. Assim, se o órgão em questão for o Instituto Nacional do Seguro Social, você deverá receber precatórios do INSS.

Então, diversos fatores podem gerar essas dívidas públicas, sendo que uma delas é a revisão de aposentadoria. 

Como você viu, realiza-se o cálculo da aposentadoria de acordo com a legislação. Porém, principalmente em épocas de transição, como a iniciada em 2019 pela Reforma da Previdência, é possível que haja erro nos cálculos.

Portanto, nesses casos, o contribuinte deve mover uma ação judicial contra o órgão para receber os valores a que tem direito.

Você pode vender seus precatórios para adiantar o recebimento do dinheiro

Os prazos para pagamento dos precatórios do INSS são determinados por lei. Contudo, assim como em outros órgãos públicos, é possível que hajam crises orçamentárias que atrasem a distribuição desses valores.

Por isso, você pode optar pela venda de precatório para empresas como a Precato e receber o seu dinheiro de forma rápida e segura. Dessa forma você elimina a etapa de uma espera pouco previsível pelo pagamento de uma dívida governamental.

Saiba mais sobre precatórios do INSS

A Reforma da Previdência tornou um pouco mais confusa a situação do trabalhador contribuinte. Contudo, quem faz 60 anos em 2022 pode se aposentar, desde que atenda a alguns requisitos que envolvem as normas antigas da previdência e algumas Regras de Transição.

Além disso, você pôde ver que, caso algo esteja errado com relação ao seu recebimento de valores relativos à sua aposentadoria, é possível recorrer na justiça. Caso a decisão seja a seu favor, você terá direito a precatórios do INSS e ainda poderá vendê-los se quiser receber o dinheiro de forma mais rápida.

E para acessar mais dicas como estas, continue acompanhando o Blog da Precato!

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo