Pular para o conteúdo

Especial Precato | Porque o precatório é um crédito sem prestações e o que fazer com o dinheiro

porque vender um precatório

A dúvida sobre porque vender um precatório, quais os prós e contras e, principalmente, como usar o dinheiro da venda é comum entre as pessoas que possuem o título. Afinal, por se tratar de um pagamento com prazo extenso e incerto, muitos sequer conhecem quando a antecipação do precatório pode ser uma solução para as finanças.

Por exemplo, para quem deseja investir, realizar o sonho da casa própria, trocar de carro, pagar os estudos do filho ou mesmo fazer uma viagem inesquecível. Mas por insegurança ou desconhecimento, uma parcela dos credores continuam na fila de precatórios enquanto contrai dívidas, paga juros altos ou mesmo assume compromissos com parcelas extensas.

Sendo assim, a Precato decidiu ajudar aqueles que ainda não sabem porque vender um precatório e trouxe informações completas que te ajudarão a decidir pela antecipação. Confira conosco e entenda de uma vez por todas sobre esse assunto.

Atenção: esse conteúdo faz parte de um especial da Precato que trará nas próximas semanas dicas, sugestões e comparativos que explicam porque vender um precatório pode ser a alternativa mais inteligente. Convidamos você a ler também os próximos artigos, que publicaremos sempre às terças e quintas.

Afinal, por que vender um precatório?

Primeiramente, a Precato reforça que não é possível responder sobre porque vender um precatório sem considerar a realidade de cada credor. Ou seja, quando elencamos os motivos que justificam a antecipação de um precatório, consideramos as questões que costumam atingir qualquer brasileiro de modo mais amplo.

Sendo assim, para garantir a nossa seriedade e transparência como a melhor entre as empresas que compram precatórios, nossa recomendação é sempre que a decisão aconteça com informação, conhecimento e segurança. Dito isto, temos as principais razões que justificam porque vender um precatório.

porque vender um precatório

Necessidade financeira imediata

Este costuma ser o principal motivo pelo qual os credores optam pela venda do precatório. Ou seja, antecipá-los é uma forma rápida e eficaz de quitar despesas emergenciais ou dívidas pendentes. Outro ponto que responde porque vender é um precatório se relaciona com a decisão de não acionar juros absurdos como, por exemplo, de crédito pessoal, cartões ou financiamentos.

Porque vender um precatório para evitar uma espera prolongada

O processo para receber o pagamento de um precatório pode levar anos para se concluir. Isso porque, no caso de precatórios municipais ou estaduais, há entes públicos que ainda devem títulos de mais de uma década atrás.

Outro ponto importante que explica porque vender um precatório é que, geralmente, isso disponibiliza de forma imediata um alto valor, sem qualquer parcela ou dívida posterior. Ao contrário de empréstimos pessoais ou consignados, você tem acesso ao dinheiro com facilidade e sem pagar juros exorbitantes.

Risco de embargos ou pedidos de vista

A depender da ação movida e do órgão ou autarquia que irá arcar com o pagamento após o fim do processo, a tramitação pode ser bastante demorada. Afinal, até que a ação não permita mais recorrer, é possível que aconteçam embargos, questionamentos ao processo ou até mesmo pedido de vista. Tudo isso, na prática, pode prolongar o prazo do título a ser pago.

Entenda mais | Relação entre IPCA e precatórios

Oportunidades de investimento e realização de sonhos

Não possui dívidas mas quer fazer aquele pezinho de meia ou pensar no futuro da família? Pois saiba que a antecipação de um precatório é capaz de transformar a incerteza de pagamento e prazo em dinheiro rápido e pronto para utilizar.

Ou seja, você tem total autonomia para guardar recursos, criar um recurso emergencial ou investir em oportunidades conforme o seu perfil e expectativa de retorno. Além disso, você pode realizar seus sonhos com o dinheiro na mão, sem se preocupar com prestações futuras e totalmente livre de dívidas e riscos.

Redução de incertezas legais

Por último, merece destaque como resposta sobre porque vender um precatório, o fato de que a antecipação transfere a responsabilidade com o título para o comprador. Em outras palavras, você não precisa se preocupar com possíveis mudanças na lei ou atrasos e usufrui seu dinheiro com tranquilidade.

porque vender um precatório

Decidiu vender seu precatório e não sabe como fazer? A Precato tem a solução!

Após conhecer os principais motivos que reforçam porque vender um precatório pode ser uma alternativa viável, que tal conhecer a Precato? Isso porque somos uma empresa com expertise nesse mercado e foco em transparência, agilidade e confiança.

Na Precato, você pode vender seu precatório e não precisa aguardar na fila ou enfrentar um processo burocrático e demorado de negociação. Dessa forma, você poderá usufruir do seu dinheiro e realizar os sonhos hoje mesmo.

Para saber mais sobre a Precato e receber uma proposta de antecipação do seu precatório, entre em contato com a gente. Atualmente, a Precato compra precatórios federais, precatórios estaduais de São Paulo e Santa Catarina e precatórios municipais da cidade de São Paulo.E na próxima semana, confira aqui no Blog da Precato o segundo conteúdo do nosso especial que trará comparativos e informações sobre o uso de precatórios e financiamentos diversos. Não perca!

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em suas operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo