Pular para o conteúdo

Entenda o que é o período de graça constitucional do precatório

período de graça constitucional precatório

Você sabe o que é a graça constitucional do precatório? Quando falamos em precatório, esse é um dos assuntos mais complexos. Porém, é muito importante para todos os trabalhadores, principalmente os que têm direito a receber do Governo Federal.

O tema precatório vem sendo motivo de debate em muitos lares. Ainda mais com a aprovação da Emenda Constitucional 114, que vem com novas regras e mudanças em relação ao pagamento de precatórios.

Trabalhadores de diversas regiões do país possuem o direito de receber precatórios, e por isso a busca de informações sobre precatórios está em uma crescente. Quanto mais detalhes o beneficiário tiver, melhor será na hora de reivindicar os direitos.

Diante disso, a Precato, criou esse artigo sobre um dos temas complexos, porém importantes sobre precatório: período de graça constitucional.

Quer saber o que é o período de graça constitucional do precatório? Acompanhe esse conteúdo completo com a gente!

período de graça constitucional precatório

Como funcionam os precatórios?

Em primeiro lugar, você precisa saber que precatório é uma requisição de pagamento de valores acima de 60 salários mínimos feita por um credor. Ou seja, é um valor pago para um beneficiário que ganhou uma ação judicial contra um ente público.

O pagamento desses valores se inicia com o juiz da execução fazendo o encaminhamento da requisição para o presidente do tribunal. Todas as requisições que o Tribunal receber até o dia 1º de julho de um ano serão autuadas como precatórios.

Dessa maneira, os precatórios são atualizados na data e incluídos na proposta orçamentária do ano seguinte. Mas vale destacar que: os precatórios que não forem autuados até essa data serão atualizados somente em 1º de julho do próximo ano.

O prazo para o depósito dos valores de precatórios inscritos na proposta do ano é dia 31 de dezembro, isso para o ano que ele foi orçado.

Outro detalhe importante do qual é preciso ter conhecimento: após o numerário ser liberado, o Tribunal realiza primeiro o pagamento dos precatórios de créditos alimentares. Depois é feito o pagamento de créditos comuns, conforme a ordem cronológica de apresentação.

Assim, em resumo, uma conta de depósito judicial é aberta para o pagamento do precatório, de acordo com o valor referente a cada um deles.

Pagamento do precatório

Fazer o acompanhamento do processo de precatório e realizar o saque não é uma tarefa fácil. 

Há um processo jurídico, e a tramitação de um precatório é complexa. Sabe por quê? Antes de entrar na fila de pagamento, a lei exige  que o título conste na Lei Orçamentária Anual.

Além disso, entenda que: quando o credor ganha a ação judicial contra um ente público, é feita a expedição de um novo precatório de forma automática.

Resumidamente, é uma requisição de pagamento obrigatório feito a estados, municípios ou União. Ou seja: todos esses órgãos têm o dever de quitar essa dívida com o beneficiário.

Portanto, para você acompanhar o valor dos títulos que tem a receber do governo, saiba que é possível acessar esse valor pela internet. Com a consulta de precatório, você não terá somente conhecimento dos valores, mas também é possível ter uma previsão de recebimento.

No entanto, lembre-se: o número de beneficiários na fila de espera é grande, por isso, a realização do pagamento pode atrasar.

O que é o período de graça constitucional do precatório

O que é a graça constitucional do precatório? É o período entre a inscrição de dívida e seu efetivo pagamento em que não existe a cobrança de juros de mora, apenas correção monetária.

O que isso quer dizer? No caso de atraso do pagamento do precatório, o governo não precisa pagar juros durante esse período de graça constitucional.

Para compreender melhor como funciona esse período de graça constitucional precatório, é preciso saber as novas regras aos precatórios, no art.100

O inciso 5º fala sobre a atualização do valor precatado em caso de mora no inadimplemento da obrigação pelo ente devedor. Ou seja, ele debate sobre juros em caso de inadimplência no pagamento. 

A Coordenadora Jurídica de Precatórios e Direitos Creditórios, Ana Rachel Mueller, cita em seu artigo: “a partir desta previsão constitucional, houve um debate a respeito dos índices de atualização sobre quando estes valores seriam devidos”.

A sucessão harmônica de decisões estabeleceu o entendimento de que os juros e a correção monetária são devidos em dois períodos distintos.

Data da conta de liquidação e a expedição da requisição, e entre esta última e o pagamento efetivo pelo ente público que possui a dívida. 

No entanto, há um intervalo entre eles de dezoito meses. Esse intervalo é o período de graça constitucional precatório, no qual não há juros de mora.

período de graça constitucional precatório

Quer ajuda com o precatório? Deixe a Precato facilitar sua vida!

O que é graça constitucional do precatório? Depois de acompanhar toda a leitura desse artigo você já encontrou a resposta para essa pergunta, não é mesmo?

Os detalhes do pagamento de um precatório podem ser complexos. Porém, você não precisa ficar em longas filas de espera para ter seu dinheiro na conta. 

Sabe por quê? Você pode ter ajuda profissional de uma empresa especializada. E isso, certamente vai fazer toda diferença. Por isso, venha conhecer a Precato. 

Se você possui títulos públicos para receber do Governo Federal, fique sabendo que aqui na Precato você antecipa os valores do seu precatório. A antecipação desses valores ocorre de forma simples, rápida e ágil. 

O dinheiro pode estar na sua conta em até 24 horas. Basta assinar o contrato de antecipação! 

Dessa forma, você terá o dinheiro disponível para realizar os seus sonhos com tranquilidade e segurança, e sem esperar por um longo período. 

Na Precato, todo esse processo é feito de maneira segura e transparente para atender e dar todo o suporte necessário para o credor. 

Diante de todos esses detalhes, não perca essa oportunidade. entre em contato conosco e veja como funciona esse processo de antecipação. 

E para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre precatório, não deixe de acompanhar o Blog da Precato.

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo