Pular para o conteúdo

Acordo de precatórios no TJDFT termina nesta sexta: veja quem pode se inscrever!

Acordo direito de precatórios TJDFT capa empresas que compram precatórios

Iniciado em 13 de fevereiro, a apresentação de propostas para o acordo de precatórios no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) tem inscrições abertas apenas até o dia 24 de março. Ou seja, após este prazo, quem possui um precatório que aguarda pagamento, deverá seguir os prazos determinados por lei.

Segundo o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro), a adesão não passa pelo órgão. Por isso, para realizá-la, quem se interessar deve fazê-la de forma individual. O acordo de precatórios é uma modalidade garantida por lei, assim como acontece com a venda dos títulos para empresas que compram precatórios.

Confira o que está em jogo e como proceder para participar desta rodada de negociações.

Antecipação de precatórios no TJDFT tem regras restritas

Primeiramente, é importante explicar que o acordo de precatórios proposto pelo TJDFT contempla apenas os títulos com emissão anterior à data de 2 de abril de 2022. Em outras palavras, o precatório precisa ter sido julgado e, posteriormente, incluído na última Lei Orçamentária Anual (LOA).

O pedido para participar do acordo de precatórios do TJDFT pode acontecer a partir da solicitação do credor, por procuração ou pelo advogado diligente. As regras detalhadas estão disponíveis no site do tribunal e, de acordo com o edital, existem R$ 300 milhões disponíveis para a quitação destes valores.

Por fim, há prioridades para quem vai realizar o acordo de precatórios. Isso porque, na prática, a lei determina que pessoas com doenças graves, maiores de 60 anos e pessoas com deficiência, respectivamente, recebam antes dos outros credores.

Golpes costumam ser mais frequentes durante acordo de precatórios

De acordo com o especialista na negociação de precatórios e CEO da Precato, Bruno Guerra, o momento é de cautela. Afinal, é comum que em momentos onde há este tipo de procedimento, vários golpistas tentam contatar os credores e se aproveitarem da situação. Segundo Guerra,

“é necessário certificar sempre de quem entra em contato pedindo dados pessoais ou oferecendo soluções rápidas e simples, sem comprovar idoneidade no assunto”.

De modo geral, as empresas que trabalham com a compra de precatórios, possuem site com certificado de segurança e formulários disponíveis para o preenchimento. Além disso, exibem sua política de privacidade dos dados. Na Precato, por exemplo, todo o procedimento é feito com o máximo de controle. Assim, podemos assegurar eficiência, preservação de informações e, claro, sigilo dos dados dos clientes.

Segurança para negociar o seu precatório é na Precato

Após entender como vai funcionar o acordo de precatórios do TJDFT, não deixe de conferir outros conteúdos em nosso site sobre assuntos relacionados a precatórios e RPVs. Por aqui, você se informa com quem tem expertise e confiança na negociação de precatórios.

E se você ainda aguarda para receber precatório federal, precatórios estaduais de Santa Catarina ou São Paulo ou precatórios municipais de SP, entre em contato conosco!

Na Precato, você recebe uma proposta personalizada e transparente. Dessa forma, você sai da fila de pagamentos e tem em mãos o seu dinheiro.

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo