Pular para o conteúdo

Vai financiar casa ou carro e possui um precatório para receber? Veja como tomar a melhor decisão

vender precatório x financiar casa ou carro

Financiar casa ou carro no Brasil é uma realidade comum para 7 a cada 10 brasileiros. Afinal, o valor de um imóvel ou veículo costuma ser relativamente alto para se pagar à vista.

Contudo, há casos em que a pessoa que busca financiamento possui um precatório para receber e desconhece como essa opção de crédito sem prestações pode ajudar na realização do sonho muito mais rápido. 

Por isso, a Precato dá continuidade ao especial que explica sobre a liquidez imediata de um precatório e como o uso dele pode evitar dívidas ou juros abusivos. Confira conosco e boa leitura!

Leia também | Especial: Porque vender um precatório

Pontos importantes sobre o financiamento de imóveis ou carros no Brasil

Primeiramente, é necessário explicar que financiar casa ou carro em qualquer estado brasileiro é se ver envolto de burocracia e muita demora. Isso porque qualquer instituição bancária exige uma extensa documentação e os mais diversos comprovantes. Além disso, para que as prestações caibam no bolso do comprador, são oferecidos prazos extensos e, ao final, o pagamento pode ser várias vezes o valor à vista do bem.

Também deve-se considerar que, a depender do prazo do financiamento, as condições financeiras do comprador podem se alterar. Ou seja, envolve até mesmo a insegurança de honrar com o compromisso. Mas então, o que é possível fazer para evitar isso?

Usar o crédito do precatório X financiar casa ou carro

Em situações em que o solicitante do financiamento possui um precatório para receber, acessar o crédito imediato do título é a melhor saída para evitar longas prestações ou juros. Isso porque um precatório que aguarda para ser pago já é um recurso disponível para o dono do título, que consegue acessá-lo de modo simples através de empresas que compram precatórios.

E quais as vantagens de realizar essa operação? Entre os principais motivos podemos destacar:

  • A venda do precatório é um valor com liquidez imediata que pode ter uso como entrada para quem vai financiar casa ou carro. Ou seja, as parcelas serão menores ou por um tempo mais curto. Além disso, a depender do valor do crédito gerado pelo precatório, é possível que o bem seja pago integralmente;
  • Com o uso do crédito do precatório, você acessa um valor que não consta em seu planejamento financeiro e não compromete seus gastos ou despesas;
  • Por fim, ao contrário de empréstimos ou financiamentos, onde você assume uma dívida a pagar mensalmente, o precatório é um crédito aprovado sem prestações futuras. Sendo assim, a decisão por usá-lo só beneficia quem escolhe essa alternativa.
vender precatório x financiar casa ou carro

Como obter o crédito sem prestações de um precatório a receber

De modo geral, o acesso à liquidez imediata de um precatório acontece a partir do contato com a Precato, que irá fornecer informações completas sobre valores e status do seu título. Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar que irá te orientar sobre o pagamento do precatório em até 1 (um) dia útil após a assinatura do contrato.

Em resumo, você poderá usar o seu dinheiro como preferir, sem precisar enfrentar a burocracia de financiar casa ou carro e podendo usar o valor para uma negociação muito mais vantajosa.

E o melhor? O acesso a esse crédito não gera nenhuma prestação e a decisão de como usar o dinheiro é totalmente sua!Quer saber mais?.Entre em contato com um de nossos especialistas e aproveite seu crédito sem contrapartida agora mesmo! Para outros conteúdos como este, continue conosco aqui no Blog da Precato.

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em suas operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo