Pular para o conteúdo

Quanto tempo demora para receber um precatório e como funciona?

Quanto tempo demora para receber um precatório e como funciona?

Você sabe quanto tempo demora para receber precatório? Essa é uma pergunta frequente sempre que se move ações contra entes públicos. O pagamento do precatório é uma das modalidades mais demoradas. 

Na lei nacional que estipula o pagamento do precatório, ele deve ser previsto no orçamento público que é feito anualmente. Ou seja, o precatório estipulado neste ano, só deve ser pago no ano seguinte. 

Mas ainda existem outros fatores que podem influenciar esses períodos de pagamento. Para saber quanto tempo demora para receber precatório da sua região, é necessário acompanhar a atualização da lista mensalmente. 

Sempre que um precatório é validado para pagamento até o dia 1 de julho ele fica para o ano seguinte. Caso ele tenha sido posto depois desse período, ele fica para o ano subsequente. 

Mas ainda existem os casos de filas de espera dos estados e municípios e também a lista de prioridade de pagamento. 

Na Precato você pode adiantar o valor do precatório e ainda receber à vista. Essa é uma maneira segura de não deixar para depois os planos com o valor do precatório. Entre em contato e saiba mais. 

Acompanhe o conteúdo completo para saber quanto tempo demora para receber precatório na sua região.

Como funciona o precatório?

O precatório funciona como uma ordem de pagamento. A justiça delega o pagamento e a União precisa o fazer assim que declarar em orçamento público. 

A realidade, no entanto, é outra para muitas regiões. Existem filas de espera de mais de uma década. O precatório, por entrar no orçamento, pode ter seu pagamento adiado. Para saber efetivamente quanto tempo demora para receber precatório é preciso conhecer o site do Tribunal de Justiça do seu estado. 

É por meio dele que você poderá acompanhar os processos e as listas de espera. Com o tempo estipulado por lá, você pode ter uma média do quanto vai demorar para que o seu pagamento se realize. 

Quando o precatório é recebido pelo Governo Federal, ele é pago em dia. Você pode acompanhar esse processo pelo Tribunal de Justiça da União e é muito mais simples. 

O Governo Federal é um dos únicos entes públicos que pagam na data certa, de acordo com a lei original, todos os precatórios. 

Quanto tempo demora para receber um precatório e como funciona?

Como é feito o pagamento?

O pagamento do precatório é simples. Ele sempre é depositado em uma conta ou da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Depois de todo o processo o beneficiário não precisa realizar mais nenhum outro procedimento. 

Quem acompanha o processo por meio dos sites oficiais consegue saber quando vai poder receber seu precatório com facilidade. Somente por meio desses canais é possível entender quanto tempo demora para receber precatório na região do ente público. 

É previsto na lei federal que precatórios de até sessenta salários mínimos sejam pagos à vista. Demais valores podem ser parcelados. Para saber isso, é preciso entrar nos detalhes do processo. 

Todo advogado recebe uma chave de acesso que garante o acompanhamento completo do processo. Caso tenha dúvidas sobre o seu pagamento, entre em contato com o seu advogado. 

Afinal, quanto tempo demora para receber um precatório?

Saber quanto tempo demora para receber precatório depende de muitos fatores. Mas em média, especialmente quando se trata de INSS, os precatórios devem ser pagos de 6 meses até dois anos. 

Quem tem precatórios para receber do Governo Federal sai em vantagem, uma vez que ele é praticamente o único que consegue pagar em dia os precatórios estabelecidos. 

Muitos estados e municípios sofrem com listas de espera gigantes, que chegam até mesmo em 15 anos. 

Nos últimos anos houve uma força tarefa para o pagamento de precatórios, mas esse ainda é um assunto que rende bastante e permite filas intermináveis de futuros recebedores.

Os estados e municípios podem agir dessa maneira porque muitas vezes o orçamento público estoura, e os precatórios são empurrados para o próximo ano. Você pode saber quando o seu poderá ser quitado no site do Tribunal de Justiça da sua região ou no Diário da União.

Por que o prazo para receber o precatório é longo?

Uma das perguntas mais frequentes sobre precatórios é quanto tempo demora para receber precatório. Isso porque a lei que envolve esse pagamento já mudou bastante e era comum as filas intermináveis para pagamento. 

O prazo para receber precatório pode ser longo por muitos motivos, dois são os principais: atraso processual e demora dos pagamentos públicos. 

Para entender melhor, é preciso saber que os precatórios não são uma prioridade dos governos estaduais e municipais que precisam repassar valores para todos os campos. Se a máquina pública não consegue alocar os pagamentos dos precatórios para o ano seguinte, ele se estende para o subsequente. 

Mas, a última lei estabelecida para o pagamento de precatórios diz que eles devem ser pagos com o mínimo de 6 meses e máximo de 2,5 anos. Isso fez com que as filas tomassem outra energia e adiantassem em muito tempo o pagamento de precatórios. 

Quanto tempo demora para receber um precatório

Livre-se da burocracia dos precatórios com a Precato!

Não basta ter um processo judicial longo, é preciso esperar que o precatório entre na fila de pagamentos para ter acesso ao seu direito. É um processo cansativo e que muitas vezes parece sem solução. 

Mas, pensando em ajudar quem está nessa imensa fila e precisa passar por esses trâmites burocráticos que a Precato tomou vida. 

Na Precato você pode adiantar o valor do seu precatório e até mesmo receber à vista. É uma maneira prática e segura de realizar os planos que ficaram parados à espera do pagamento do seu precatório. 

Entre em contato hoje mesmo com a Precato. E para saber mais sobre as novidades relacionadas aos precatórios, acompanhe o Blog da Precato!

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo