Pular para o conteúdo

Conheça o golpe da carta para liberar precatórios e evite cair em fraudes!

O golpe da carta para liberar precatórios é uma nova modalidade entre as fraudes que envolvem os credores de títulos. Isso porque, ao contrário do que ele propõe, a Justiça brasileira não envia nenhum tipo de documento para falar sobre o pagamento de precatórios.

Anteriormente, a Precato já havia produzido um conteúdo explicando o principal tipo de golpe de precatório, mas a atual forma ainda é nova entre os brasileiros. Por isso, preparamos esse conteúdo para explicar como a fraude funciona e apresentar aos credores as formas de evitá-la. Confira conosco e boa leitura!

Carta para liberar precatórios é um documento falso!

Primeiramente, é importante explicar que o golpe da carta para liberar precatórios foi denunciado através de uma reportagem do Portal Uol, em setembro de 2023. Nele, uma aposentada informava que recebeu uma missiva pelos Correios, informando que ela possuía um precatório a ser pago pelo ente público.

Contudo, mesmo em casos onde existe houve um processo judicializado e a causa foi favorável ao credor, o procedimento de envio de cartas é fraudulento. Isso porque, para saber sobre a tramitação de um título, é necessário que a consulta seja realizada diretamente no portal do TRF onde a ação aconteceu.

Na carta para liberar precatórios enviada para a casa da aposentada, o conteúdo indicava números de telefone onde ela deveria ligar para liberar o dinheiro. Em contato com a falsa central, os golpistas pedem um depósito inicial para que haja a liberação do suposto dinheiro.

Como identificar a fraude em uma carta para liberar precatórios?

Uma vez que a justiça não envia esse tipo de documento, seja físico ou por meios sociais, para nenhum credor, apenas o recebimento deles já indica que é uma fraude. Além disso, nos dados informados na carta, há divergências como o endereço inexistente ou que indica um estabelecimento que não se trata do TRF.

Para tornar a situação ainda mais vexatória, a carta para liberar precatórios possui erros grotescos de português. Por isso, é importante que o credor se atente aos seguintes pontos:

  • Pessoas com precatórios a receber são visadas pelos golpistas, por isso, mantenha em sigilo a tramitação do pagamento do seu título;
  • A Justiça nunca pede depósito, adiantamento de taxas, custos processuais ou impostos para a coleta de valores;
  • Por fim, não existe notificação por telefone, carta para liberar precatórios ou e-mails e mensagens. 

Possui um precatório para receber e deseja antecipá-lo? Conheça a Precato!

Agora que você já sabe mais sobre o golpe da carta para liberar precatórios, você precisa conhecer a Precato. Isso porque somos uma empresa com uma enorme experiência em negociação de precatórios e, por isso, nós podemos antecipar seu título já julgado, de maneira ágil, segura e transparente.

A venda de precatórios é uma opção legal e segura para quem não quer esperar mais.

Dessa forma, quem possui precatórios a receber do governo, poderá tranquilamente realizar seus projetos e sonhos, sem aguardar um longo período para ter em mãos seu dinheiro.

A Precato compra precatórios federais, do estado de São Paulo e Santa Catarina, além de precatórios municipais da cidade de São Paulo.

Para saber mais sobre antecipação de precatórios, entre em contato conosco. E não deixe de conferir outros artigos sobre o assunto no Blog da Precato.

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em suas operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo