Vender precatório federal: 5 dicas para uma negociação correta

  analytics   8. março. 2022

Antes de mais nada, entenda que vender um precatório federal pode ser sinônimo de agilidade e alívio em razão da fila de precatórios

Isso porque, mesmo com a decisão judicial favorável ao credor, muitas vezes as pessoas precisam esperar por anos para receber o valor de direito. Isso se dá em razão da União ser uma das maiores detentoras de dívidas do país.

No entanto, vender o seu precatório é algo que deve ser feito de forma segura para que você não acabe caindo nas mãos de gente má intencionada.

Por isso, a Precato preparou este artigo exclusivamente para você. Por isso, se você quiser se aprofundar no tema,  saber os cuidados que deve ter durante a venda de precatório e  para ter uma negociação correta, continue aqui. Boa leitura!

Afinal, o que é um precatório federal?

Primeiramente, é importante entender o que é um precatório. Para isso, o que você precisa saber é que, o que permeia o tema, perpassa por ordens de pagamentos que são expedidos pela justiça quando qualquer órgão público perde uma causa. 

Sobretudo, este órgão público pode ser das seguintes esferas: federal, estadual e municipal.

Por isso, um precatório federal diz respeito a um ganho de causa que teve a União como ré em um processo legal. 

Além disso, é importante saber que os precatórios federais são os responsáveis pela maior demora no pagamento de títulos em razão dos prazos estipulados e que ainda se estenderam ainda mais em razão da homologação da Emenda Constitucional 114.

A emenda foi aprovada em detrimento da PEC dos precatórios, que propõe o parcelamento de dívidas da União em cenários específicos, o que impacta ainda mais as filas para receber os valores devidos. 

Sendo assim, vender precatório federal virou uma alternativa real e vantajosa para a maioria dos credores.

É legal vender um precatório federal?

Algumas pessoas ainda vêem com alguma suspeita o ato de vender precatório federal. No entanto, saiba que a prática é legal e vem beneficiando muitas pessoas que estão na fila de espera dos precatórios.

Isso porque a venda de precatório federal significa ter o dinheiro em mãos em poucas horas ou dias, ao contrário do prazo estabelecido pela União.

Por isso, desde 1988 a venda de precatórios se tornou uma prática legal e prevista em constituição. Sendo assim, se você quiser vender seus precatórios, pode fazê-lo sem medo de acabar se comprometendo judicialmente.

No entanto, é imprescindível que você siga algumas etapas para vender precatório federal. Dito isso, acompanhe as 5 dicas que a Precato selecionou para que você não tenha dores de cabeça no ato da venda.

Blog_ Precato_vender precatório federal

5 dicas a considerar antes de vender um precatório federal

Antes de mais nada, se você chegou até aqui é porque deve estar cogitando vender precatório federal.

Por isso,você deve estar enfrentando dificuldades da Lei Orçamentária Anual (LOA) – que diz respeito ao teto de gastos da União e acaba impactando a fila de precatórios. Dito isso, acompanhe essas cinco dicas que separamos para você negociar seu precatório.

Confira em qual lugar da fila ele se encontra

A primeira dica é consultar em qual lugar da fila de pagamento seu precatório se encontra. Sabemos que isso pode ser uma dúvida recorrente para a maioria das pessoas. No entanto, saiba que é possível fazer essa consulta de forma online, sem sair de casa. 

Sobretudo, tal avanço vem do avanço e progresso tecnológico, que permitiu a informatização do processo judicial no Brasil. Ou seja: tornou-se possível substituir e acompanhar o processo, antes em papel, por via digital.

Para que isso seja possível, é importante que você tenha em mãos o número do precatório. Além disso, também é imprescindível ter ciência em qual Tribunal Regional perpassa seu julgamento. 

Nos sites, é possível acompanhar todas as etapas que se encontram seu julgamento e também outras informações relevantes como prazos para pagamento.

Saiba sobre o deságio que será aplicado

Antes de mais nada, você sabe o que significa deságio? Este é um termo técnico aplicado para se referir a depreciação do valor nominal de uma mercadoria ao seu valor de mercado.

Ou seja, isso possui relação direta com a venda do seu precatório.Isso porque, uma vez que, caso você decida por vender precatório federal, deve ficar atento a uma depreciação demasiada do valor original que você receberia aguardando o prazo.

Por isso, faça uma pesquisa minuciosa sobre a credibilidade e também sobre valores exorbitantes para aquelas empresas que tem interesse em seu precatório.

Conheça os fatores que influenciam na venda de um precatório

Antes de vender seu precatório federal, procure saber o que motiva outras pessoas a fazerem o mesmo que você. 

Isso porque, eventualmente, você acabará descobrindo que essa é uma opção vantajosa para aqueles que buscam fugir da fila dos precatórios. Outra razão, já supracitada neste artigo, é o possível aumento da espera em detrimento da EM 114.

Busque uma empresa de confiança e idoneidade

Sobretudo, nos dias atuais, não é difícil encontrar referências sobre a empresa que você deseja vender precatório federal. Por isso, para evitar dores de cabeça e golpes envolvendo a venda do seu precatório, o ideal é ter uma parceria com quem é referência no assunto.

Por fim, você precisa conhecer a Precato. 

precatório federal

Aprendeu sobre como vender seu precatório federal? Conheça a Precato.

Agora que você já sabe mais sobre o tema vender precatório Federal, você precisa conhecer a Precato. 

A principal vantagem em antecipar o seu precatório com a Precato é ter seu dinheiro em mãos em até 24 horas após a assinatura do contrato. 

Dessa forma, você recebe seu dinheiro e pode realizar sonhos, investir ou utilizar o dinheiro como preferir! E tudo isso é realizado na Precato de forma transparente, ágil e com total respeito ao credor. 

Entre em contato com a gente e entenda mais como funciona a antecipação e receba uma proposta para analisar.

Para mais notícias sobre precatórios, continue no Blog da Precato.

antecipe seu precatórios RJ

Matheus Alvarenga

Matheus Alvarenga é especialista em direitos creditórios, com foco em Precatórios Federais. Em 2015 ingressou no curso de graduação em Administração de Empresas na FUNCESI (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - MG), no ano de 2019 certificou-se pela StartSe no Executive Program, Economia e Gestão Empresarial. Atua desde 2012 no mercado financeiro, e atualmente é sócio e Gerente Comercial na Precato, empresa líder no mercado de antecipação de Precatórios Federais do Brasil, com mais de 800 milhões de reais intermediados em suas operações.