× Home Vidas Impactadas Carreiras Advogados Fale Conosco   search
 

Venda de precatório federal: Tudo o que você precisa saber

matheus-alvarenga
9 de março de 2021
Venda de precatório federal: Tudo o que você precisa saber

A venda de precatório federal pode ser uma solução interessante para credores, desde que seja feita da maneira correta.

Essa prática é regularizada pela Constituição, mas precisa seguir uma série de determinações, para que possa garantir os direitos das partes envolvidas.

Assim, é importante conhecer como esse processo funciona, entender quais seus benefícios e elementos que podem influenciar a negociação.

Por isso, a Precato preparou um guia sobre a venda de precatório federal, com tudo que você precisa saber antes de considerar essa opção. Acompanhe até o final!

Afinal, a venda de precatório federal é uma boa opção?

precatórios já e confiável

Após a sentença favorável em uma ação judicial contra o Poder Público, o juiz emite uma ordem de pagamento para quitar a dívida para com o credor.

No entanto, o cumprimento dessa ordem, na forma de precatório, pode levar alguns anos. Essa situação pode ser prejudicial para pessoas que necessitam desse recebimento.

Por outro lado, existem algumas opções viáveis que os titulares desses créditos podem considerar. É o caso da venda de precatórios.

Uma vez que a prática é regularizada pelo artigo 100 da Constituição, essa alternativa pode ser interessante para beneficiários que se encontram em condições semelhantes.

Além de proporcionar o pagamento do valor mais rapidamente, a venda também pode ser menos burocrática que outros processos.

Desde que as etapas sejam feitas com uma empresa especializada, como a Precato, é possível afirmar que a venda de precatórios é uma opção segura e garantida.

Assim, ela pode ser vantajosa para pessoas que necessitam, ou desejam, adiantar o precatório sem precisar esperar por um longo período de tempo.

Vantagens da venda de precatório federal

Além disso, também existe uma série de vantagens de optar pela venda de precatórios federais. Confira os principais benefícios dessa opção para o credor:

Concretizar projetos

Pessoas que aguardam o pagamento de um precatório podem estar esperando esse dinheiro para concretizar projetos pessoais. Por exemplo:

  • Realizar uma reforma;
  • Fazer uma viagem;
  • Adquirir bens, como um automóvel;
  • Investir o dinheiro;

Nesses e em diversos casos, o recebimento desse título é o elemento que permitirá a realização desses projetos.

Especialmente tratando-se de precatórios federais, cujo valor mínimo é superior a 60 salários-mínimos.

Assim, muitos beneficiários aguardam o pagamento para dar prosseguimento aos seus planos e objetivos. 

No entanto, a finalização desses processos pode demorar muitos anos, o que não ocorre na venda de precatório federal.

O acordo é feito de maneira ágil e prática, diminuindo o tempo hábil de pagamento e possibilitando a concretização de projetos pessoais o quanto antes.

Quitar dívidas

quais bancos compram precatórios

Outra situação comum entre credores que aguardam o pagamento de precatórios é a necessidade do dinheiro para quitar dívidas.

Um processo judicial é longo, e também pode ser custoso, por conta dos honorários advocatícios e outros trâmites burocráticos, por exemplo.

Dessa forma, os beneficiários podem reunir dívidas enquanto esperam pela finalização da ação.

No entanto, com a venda de precatório federal, é possível receber o dinheiro mais rapidamente, permitindo que essas pessoas quitem suas dívidas.

Além disso, o valor da negociação costuma ser considerável, o que permite saldar todas as contas e administrar outros projetos pessoais.

Quem compra precatório federal?

Ao se interessar pela venda de precatório federal, o próximo passo é conhecer os compradores que podem participar desse negócio.

Em tese, qualquer pessoa que se interesse por precatórios pode adquirir um título à venda.

Ou seja, não existem restrições na Constituição quanto aos compradores, desde que possam seguir todas as etapas jurídicas.

No entanto, geralmente a compra desses títulos é feita por investidores, como pessoas físicas, que buscam diversificar a carteira de aplicações.

Isso porque os precatórios são um investimento de longo prazo.

Dessa forma, pessoas que atuam no mercado financeiro e buscam alternativas diferentes das aplicações convencionais podem se interessar pelo negócio.

Entretanto, é fundamental ressaltar que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil não podem comprar esses títulos, sob nenhuma hipótese.

Como são bancos que atuam diretamente com o Poder Público, inclusive administrando o pagamento de precatórios, eles estão impossibilitados de realizar essa operação.

Por fim, pessoas jurídicas, ou seja, empresas especializadas, também podem se interessar pela compra desses créditos.

Como encontrar o melhor comprador para venda de precatório federal?

No caso de venda de precatório federal com diversos interessados, é importante se atentar para alguns fatores que podem determinar o melhor comprador.

Desse modo, ambas as partes saem beneficiadas, além de garantir um negócio mais vantajoso e seguro.

Por isso, veja algumas dicas para encontrar o melhor comprador para o seu precatório:

Fique atento aos valores que serão pagos

Um dos pontos mais importantes na compra de precatórios são os valores negociados.

Embora a quantia final seja inferior ao valor total do título, é fundamental se atentar para as propostas dos compradores.

Existem alguns fatores que interferem na precificação de um precatório, como:

Por isso, vale a pena analisar cada oferta antes de fechar acordo. Na Precato, analisamos todos esses fatores para garantir a melhor oferta, além do atendimento personalizado para nossos clientes.

Analise o histórico de operações da empresa

Para fazer uma venda de precatório federal, é fundamental entrar em contato com uma empresa especializada.

Isso porque empresas especializadas, como a Precato, irão te fornecer orientações mais específicas e confiáveis sobre cada etapa.

No entanto, é importante procurar conhecer a história da empresa antes de contratar seus serviços.

Se ela apresentar um histórico satisfatório de transações, significa que seu trabalho é confiável, e o processo será seguro.

Por exemplo, a Precato possui 15 anos de experiência no mercado financeiro e mais de 2 anos no segmento de compra e venda de precatórios, além de ser uma referência nacional.

Assim, somos uma opção segura, com um sólido histórico de operações, podendo garantir uma venda tranquila, transparente e ágil.

Qual o deságio na venda de precatório federal?

venda de precatórios mg

Um dos elementos recorrentes na venda de precatório federal é o deságio.

Trata-se de um conceito que representa a compra de um título por um valor inferior ao seu preço nominal.

O deságio reflete muitas vezes os riscos envolvidos nos processos, sendo o maior deles o tempo de espera na fila de recebimento.

No caso de precatórios, a compra nunca ocorre a partir do montante total do título. Não existindo uma porcentagem exata a ser aplicada, variando de acordo com particularidades de cada caso.

Por exemplo, um precatório municipal ou estadual tem deságio diferente de um federal, outro exemplo são as diferenças entre os precatórios de natureza alimentícia e não alimentícia.

No entanto, mesmo com o deságio, o credor ainda receberá uma parcela considerável do valor, em menos tempo e com menor burocracia.

Quanto a Precato paga por precatório?

Em cada venda de precatório federal, a Precato se empenha para fazer uma análise individual de cada caso.

Assim, o cliente poderá receber uma quantia justa pelo processo, além de contar com o dinheiro na conta bancária em até 24 horas.

Por isso, é importante entrar em contato com a empresa e avaliar o valor do seu precatório com nossos especialistas.

Além disso, também é possível utilizar nossa calculadora de precatório, e determinar quanto vale o seu título para venda.

Entenda por que a Precato é a empresa mais segura para venda de precatório federal

Além de experiência no mercado e referência nacional, a Precato também possui um time de especialistas para avaliar cada caso.

Dessa forma, seu serviço é ágil e de qualidade, além de seguir todas as regulamentações legais.

Todos os trâmites ocorrem de forma garantida, em contato com cartórios certificados e profissionais jurídicos habilitados.

Por isso, a empresa é a opção mais segura para quem está buscando vender seu precatório.

Qual o primeiro passo para fazer a venda de precatório federal?

Escolher fazer a venda de precatório federal é um direito do credor, e pode ser uma alternativa vantajosa para diversas situações. Nesse caso, depois de conhecer mais sobre o procedimento, o primeiro passo é procurar a Precato.

Dessa forma, a negociação será feita com muito mais segurança e tranquilidade.

Verifique o nosso histórico e contrate um serviço de referência. A Precato é a melhor opção, atuando com qualidade e transparência na venda do seu precatório. Entre em contato conosco, será um prazer lhe atender.

Precato

Matheus Alvarenga

Matheus Alvarenga é especialista em direitos creditórios, com foco em Precatórios Federais. Em 2015 ingressou no curso de graduação em Administração de Empresas na FUNCESI (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - MG), no ano de 2019 certificou-se pela StartSe no Executive Program, Economia e Gestão Empresarial. Atua desde 2012 no mercado financeiro, e atualmente é sócio e Gerente Comercial na Precato, empresa líder no mercado de antecipação de Precatórios Federais do Brasil, com mais de 800 milhões de reais intermediados em suas operações.

COMENTE

ARTIGOS RELACIONADOS

Reserva de honorários pode ser feita em ações que geram precatórios

A reserva de honorários advocatícios diz respeito à possibilidade de separar o valor que um advogado tem a receber...

Continue Lendo >

Contrato de cessão de direitos: o que ele indica e para que serve?

Mesmo sendo uma prática legalmente válida e embasada nos princípios jurídicos, é muito comum as pessoas terem dúvidas sobre...

Continue Lendo >

O que é certificado digital e para que ele serve no âmbito dos precatórios?

O certificado digital é uma ferramenta virtual que busca trazer facilidade e segurança para operações eletrônicas dos mais diversos...

Continue Lendo >