× Home Vidas Impactadas Carreiras Advogados Fale Conosco   search
 

Precatórios federais 2020 podem sofrer atrasos no pagamento

matheus-alvarenga
11 de junho de 2021
Precatórios federais 2020 podem sofrer atrasos no pagamento

Em pouco mais de um ano, o mundo passou por mudanças drásticas devido à pandemia do Covid-19. A crise se instaurou não somente na saúde, como também em outras áreas, como a financeira. Os precatórios federais emitidos em 2020, por exemplo, têm passado por atrasos.

Quem está esperando receber a indenização desses ofícios precisa de muita paciência, pois até então, nenhum valor federal foi repassado. Há uma estimativa de pagamento, porém, com a instabilidade que vivemos atualmente, é muito importante ter um plano B para receber esse dinheiro.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre como andam os precatórios federais com emissão em 2020. Para isso, precisamos explicar as justificativas dos atrasos desses títulos e também mostrar o caso extraordinário da pandemia, que mudou todo o cenário mundial.

Se você ficou interessado no assunto e quer saber um pouco mais sobre ele, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

Quando será o pagamento dos precatórios federais de 2020?

Os precatórios federais são dívidas que a união tem com os cidadãos. Legalmente, a data de pagamento desses valores depende de o processo ser tratado pelo Tribunal de Justiça (TJ) antes do dia 1º de julho ou depois dessa data.

calendario atrasos pagamento precatorios federais 2020 precato

Assim, a estimativa de pagamento dos precatórios federais depende de quando foi tramitado o julgamento. Se for antes do dia 1º de julho, a data prevista é para o segundo semestre de 2021. Porém, se for julgado depois desse dia, o pagamento passa para o primeiro semestre de 2022. 

Contudo, mesmo com essa informação em mãos, temos que ressaltar novamente que o período em que nos encontramos é de instabilidade econômica. Por isso, os ofícios podem atrasar ainda mais e sair bem depois desse período estipulado.

Por que os precatórios atrasam?

O atraso no pagamento do precatório possui várias origens. Antes de tudo que está acontecendo atualmente, esse problema já era recorrente e deixava muitas pessoas que estavam esperando o dinheiro de mãos atadas. 

Em primeiro lugar, podemos levantar a demora que o Tribunal de Justiça leva para sentenciar os processos. 

Além disso, podemos também levantar o problema econômico que assola a União. Com a quantidade de infortúnios que o país passa há anos e a necessidade de investir em outros setores, os precatórios têm estado sob ameaça de atrasos mais longos que o esperado.

Para que os cidadãos não saiam ainda mais prejudicados, uma forma de garantir esse crédito é recorrendo a empresas que compram os precatórios. A Precato é especialista nesse serviço e pode ajudá-lo.

O impacto da pandemia nos precatórios federais 2020

Já em relação ao impacto nos precatórios federais de 2020, quem estava à espera desse valor pode ter que aguardar mais um pouco.

O vírus mudou completamente os planejamentos não somente do Brasil, como também de outros países. Por causa dele, o momento é de crise econômica, medidas emergenciais e baixas no comércio, que agravam o cenário.

Devido a isso, os ofícios que são pagos todos os anos, que tiram bilhões de reais da união, podem ficar mais tempo parados com o poder público, que tem demorado até mesmo para publicar as Leis Orçamentárias Anuais

barreira filas atrasos pagamento precatorios federais 2020 precato

Como falamos, a previsão é de que os precatórios federais emitidos em 2020, sejam pagos no segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022. Contudo, nada garante que o cronograma será seguido dessa maneira.

Como vimos no passado, os precatórios emitidos em 2018 e 2019 demoraram mais que o costume para serem repassados aos beneficiários, e agora, a situação econômica é ainda mais grave. 

Como funciona a antecipação de precatórios?

Para o alívio de quem está para receber os precatórios federais de 2020, com previsão de pagamento para 2021 e 2022, existe a opção de antecipar o pagamento.

Independente da natureza, seja alimentar ou comum, a Precato compra precatórios federais e repassa o valor que seria pago pelas autoridades para o contribuinte.

Dessa forma, não é mais necessário esperar anos para que essa quantia seja paga. Você adianta com uma empresa privada, sendo necessário pagar apenas um deságio sobre o crédito, e tem o dinheiro em mãos. 

Para quem precisa dessa quantia, é um excelente negócio fechar com a Precato!

Não espere mais pelos precatório federais de 2020

Com base em tudo que vimos até aqui, concluímos que os precatórios federais 2020 podem ter um período estipulado para serem pagos, mas na atual conjuntura em que vivemos nada garante que realmente será repassado o valor dentro desse prazo.

relogio fundo verde pagamento antecipacao compra precatorios federais 2020 precato

A incidência de atrasos faz com que inúmeros cidadãos fiquem sem saber o que fazer, apenas esperando que o poder público assuma a situação e enfim realize o pagamento dos precatórios.

Por isso, se você não quer passar por essa dor de cabeça prolongada, fale agora mesmo com a Precato! Somos especialistas em compra de precatórios com mais de 15 anos de experiência. Fale com nossos especialistas e confira nossas propostas!

Precato

Matheus Alvarenga

Matheus Alvarenga é especialista em direitos creditórios, com foco em Precatórios Federais. Em 2015 ingressou no curso de graduação em Administração de Empresas na FUNCESI (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - MG), no ano de 2019 certificou-se pela StartSe no Executive Program, Economia e Gestão Empresarial. Atua desde 2012 no mercado financeiro, e atualmente é sócio e Gerente Comercial na Precato, empresa líder no mercado de antecipação de Precatórios Federais do Brasil, com mais de 800 milhões de reais intermediados em suas operações.

COMENTE

ARTIGOS RELACIONADOS

Precatórios com pagamento em 2022: lista já foi divulgada

A lista dos precatórios com pagamento previsto em 2022 teve sua divulgação feita pelo Ministério da Economia neste mês...

Continue Lendo >

Ofício requisitório: saiba como ele gera precatórios e RPVs

O ofício requisitório é um documento gerado após todo um processo que transitou e teve julgamento procedente. Ele é...

Continue Lendo >

Precatório federal 2021: veja lista e previsão de pagamentos

A lista com credores de precatório federal 2021 já foi divulgada pela CMO, citando os que estão previstos para...

Continue Lendo >