Pular para o conteúdo

Precatório alimentar: Confira o prazo para pagamento [2022]

Foto de um prato e talheres, ilustrativa para texto precatório alimentar prazo para pagamento 2022.

Mesmo com o acesso à informação mais facilitado atualmente, muitas pessoas ainda têm dificuldades na hora de conferir o andamento do seu precatório.

Uma das dúvidas comuns sobre isso diz respeito ao prazo para pagamento do precatório alimentar em 2022.

Com isso, é fundamental estar atento e bem informado, para saber quando você irá receber, ou até mesmo se seu valor já foi liberado.

Dessa forma, com o intuito de ajudá-lo a tirar todas as suas dúvidas sobre precatório alimentar, a Precato preparou este artigo.

Por isso, recomendamos que leia este texto na íntegra. Boa leitura!

Entenda o que é precatório alimentar

Muitas vezes, União, estados, municípios, autarquias, entre outros poderes públicos, são acionados judicialmente pelos cidadãos.

Isso acontece quando o poder acionado está em dívida com esse cidadão. Com isso, ao reconhecimento desse débito dá-se o nome de precatório.

Nos casos de ações judiciais que envolvem salários, aposentadorias, pensões e indenizações por invalidez ou falecimento, essa dívida chama-se precatório alimentar.

Isso porque, a palavra “alimentar” faz referência ao fato de que a verba requerida tem impacto com o sustento do cidadão.

Assim, para confirmar essa informação, vale a pena destacar o art. 100 da Constituição Federal, o qual afirma que precatórios alimentares são aqueles decorrentes de:

  • condenação ao pagamento de diferenças de vencimentos;
  • proventos e pensões;
  • indenizações por acidente do trabalho;
  • indenização por morte ou invalidez fundadas na responsabilidade civil;
  • outras indenizações da mesma espécie.

Com isso, para ser considerado alimentar, o precatório deve estar relacionado a algum dos casos listados acima.

Assim, conseguiu compreender o que é precatório alimentar? Para facilitar o entendimento, vamos compará-lo ao precatório comum. Veja a seguir.

mulher concentrada com documentos. Imagem ilustrativa para texto precatório alimentar prazo para pagamento 2022.

Diferença entre precatório alimentar e precatório comum

Para que o precatório seja pago, esse compromisso financeiro deve entrar na lista de pagamentos da entidade em ordem cronológica.

A partir disso, é necessário esperar que o órgão público tenha dinheiro para inserir o precatório no orçamento e, por fim, quitá-lo.

Como você pôde ver no tópico anterior, os precatórios alimentares estão relacionados aos casos listados no art. 100 da Constituição Federal.

Ou seja, os demais casos de precatório que não estejam contemplados no artigo em questão são considerados precatórios comuns.

Portanto, essa é a diferença entre eles. Porém, há mais um ponto de grande relevância quando comparados esses 2 tipos de precatório.

Estamos nos referindo à prioridade no pagamento, visto que o precatório alimentar tem preferência sobre o comum.

Dessa forma, quem deve receber precatório alimentar tem o direito de resgatar o valor antes dos demais.

No entanto, uma dúvida frequente sobre isso tem relação a quem tem prioridade no recebimento do precatório alimentar. Sobre isso, leia mais a seguir.

Quem tem prioridade no pagamento do precatório alimentar

É importante destacar que o fato de o precatório alimentar ser pago com prioridade sobre o precatório comum é um benefício.

Afinal, já que o valor devido ao cidadão está relacionado ao seu sustento, a lei entende que o pagamento deve ser realizado o quanto antes.

Além disso, ainda de acordo com o já mencionado art. 100 da Constituição Federal, há casos prioritários entre os credores do precatório alimentar.

Desse modo, caso o credor originário, que é a pessoa em cujo nome o precatório for expedido, atenda a algum dos seguintes requisitos, ela terá direito ao pagamento prioritário:

  • idosos com mais de 60 anos;
  • portadores de doenças graves;
  • pessoas com determinados tipos de deficiência.

Assim, é válido destacar que a prioridade é concedida apenas aos credores que esperam pelo recebimento de precatório alimentar.

Inclusive, caso o precatório tenha mais de um credor ou sucessor, existe a chance de o reconhecimento da prioridade se estender a todos, desde que preencham os requisitos.

Para saber sobre como é feita a definição do valor do precatório alimentar, leia o próximo tópico.

Valor do precatório alimentar: como é definido

Antes de mais nada, é interessante saber que, além dos casos que originam o precatório alimentar, também há casos de pedidos de revisão de benefícios previdenciários.

Logo, podemos mencionar também os pedidos de extensão de direitos relativos ao serviço público.

Com isso, o valor a ser pago pelo poder público será definido na lei que prevê o pagamento.

É interessante, ainda, comentar sobre os elementos que mudam o valor a receber. 

Por exemplo, no caso de descontos, é possível listar Imposto de Renda de até 27,5%, recolhimento para previdência social de 11% e os honorários de advogados.

Já em relação a acréscimos no valor, podemos mencionar a atualização monetária pelo índice IPCA-E e remuneração igual à poupança.

Assim, definido o valor do seu precatório alimentar, é necessário saber quanto tempo você vai demorar a recebê-lo. Sobre isso, comentaremos a seguir.

Quanto tempo leva para receber o precatório alimentar

Um dos detalhes que merecem atenção para que você receba o precatório alimentar é a ordem cronológica de pagamentos.

Com isso, procure verificar se o órgão público está pagando precatórios em dia ou se está em atraso com dívidas de anos anteriores.

Isso porque, caso ele esteja em atraso com precatórios antigos, o mais provável é que o seu também demorará a ser quitado.

No entanto, caso os pagamentos estejam em dia, de acordo com o ano de vencimento certo, é sinal de que o seu precatório tem grandes chances de ser pago também dentro do prazo.

Em teoria, todos os requerimentos feitos até o dia 1º de julho de cada ano devem ser pagos entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano seguinte.

Porém, como nem sempre o órgão dispõe de verba suficiente para quitar os precatórios em dia, pode acontecer o adiamento da inclusão no orçamento ano a ano.

Você está esperando para receber em 2022? Então, leia o tópico a seguir, no qual vamos falar sobre o prazo para pagamento de precatório alimentar em 2022.

Prazo para pagamento do precatório alimentar em 2022

De acordo com informações do Conselho de Justiça Federal (CJF), o planejamento financeiro para o pagamento de precatórios de 2022 foi encaminhado aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) em julho.

A partir daí, cada TRF publicou em suas páginas na internet notícias a respeito do pagamento de precatórios em 2022. Veja a seguir essas informações.

TRF1

Começamos pelo TRF1, o qual abrange os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Em nota, o TRF1 não deixou claro se a quantia de precatórios alimentares alcançou o total de 42.083 ou se esse número se refere à quantia a pagar em 2022.

O Tribunal informou que, do número citado acima, somente 207 credores receberão de forma parcial, deixando o saldo restante para o exercício seguinte.

Para consultar a situação do seu precatório, acesse o site do TRF1, selecione TRF 1ª Região ao buscar sobre “Órgãos” e, a seguir, informe o número do seu processo.

TRF2

O TRF2, o qual tem sob sua jurisdição os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, informou que, a partir de 12/07, a movimentação processual dos precatórios estaria disponível.

Com isso, desde então, é possível saber quem recebe seu precatório ainda em 2022 e quem talvez fique para 2023.

Na nota publicada, o Tribunal garantiu que todos os precatórios alimentares serão quitados ainda em 2022.

Portanto, se você quiser consultar a sua situação, acesse a página disponibilizada pelo TRF2, informe seu CPF ou CNPJ e uma das informações a seguir:

  • número da requisição;
  • número do registro de precatório
  • número do processo de origem.
Imagem ilustrativa para texto precatório alimentar prazo para pagamento 2022, com ampulheta e dinheiro.

TRF3

O TRF3, responsável pelos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, informou, em 11/07, que 38.043 beneficiários vão receber ainda em 2022.

Além disso, foi informado que o critério de preferência no pagamento de idosos se deu a partir da disponibilização de recursos feita pelo Tesouro Nacional.

Você pode consultar a situação do seu precatório, utilizando seu CPF, CNPJ ou o número do processo, por meio do site do TRF3. Para isso, procure por “Requisições de pagamento”.

TRF4

O TRF4, responsável por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, informou que somente 35.193 beneficiários, cujo limite de pagamento seja de 180 salários mínimos, serão contemplados em 2022.

Acesse o site do TRF4 para consultar sua situação e informe o processo, nome da parte, CPF, OAB ou processo originário.

TRF5

O TRF5, que abrange Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe, informou que os precatórios de 2022 seriam depositados em junho deste ano.

Porém, não deu maiores informações sobre quando os credores receberão seu pagamento.

Você pode consultar pelo portal específico disponibilizado pelo Tribunal, seguindo os mesmos passos dos casos anteriores.

Antecipe o pagamento do seu precatório com a Precato!

Agora, você já sabe que cada TRF já divulgou o prazo para pagamento do precatório alimentar em 2022.

Por isso, faça sua consulta para saber se o seu será quitado ainda este ano.

Além disso, lembre-se de que você pode vender seu precatório para a Precato e, assim, receber seu dinheiro mais rápido.

Para isso, entre em contato conosco e se informe sobre a venda de precatório.

Para mais textos como este, leia outros artigos do Blog da Precato.

Matheus Alvarenga

Especialista em direitos creditórios e sócio da Precato, empresa líder no Brasil em antecipação de Precatórios Federais. Atua desde 2012 no mercado financeiro, com mais de R$ 1 bilhão intermediados em suas operações.

Recomendados para você
Voltar ao Topo