× Home Vidas Impactadas Carreiras Advogados Fale Conosco   search
 

Investir em precatórios é um bom negócio para ambas as partes

matheus-alvarenga
4 de maio de 2021
Investir em precatórios é um bom negócio para ambas as partes

Investir em precatórios é um negócio legalizado, desde que seja feito com uma empresa especializada e séria. Confira, neste post, como funciona a venda de precatórios e mais informações sobre esse tipo de investimento!

A venda de precatórios é uma boa opção para antecipar o pagamento desses títulos, sem a necessidade de esperar pela inclusão nas listas de precatórios do governo, e demais riscos envolvidos.

Sendo assim, a venda de precatórios é uma forma segura para o credor de fazer investimentos que não podem esperar, como reformar a casa, comprar um carro, cuidar da saúde ou mesmo quitar dívidas, desde que você esteja lidando com um comprador  de confiança.

Quer saber como investir em precatórios? Conheça, neste post da Precato, quais são as etapas e como funciona o processo!

O que é um precatório?

Antes de investir em precatórios, você precisa entender o que eles são. 

Um precatório é uma requisição de pagamento com uma quantia definida que a Fazenda Pública deve transferir aos credores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Ele é gerado após uma ação e condenação judicial definitiva. 

Essas dívidas podem ser federais, estaduais ou municipais. Ou seja, os precatórios podem ser devidos por órgãos ligados a um município, Estado ou União, e é possível investir em precatórios de qualquer natureza.

Nós, da Precato, somos especializados e reconhecidos no setor, principalmente de precatórios federais, onde contamos com 16 anos de experiência ajudando pessoas a receberem o valor de seus títulos com antecedência. 

Como investir em precatórios?

Primeiramente, para investir em precatórios, é preciso entender como funciona esse processo. 

Após a condenação judicial, a Fazenda Pública deve fazer a emissão do precatório. Entretanto, o credor não recebe os valores de imediato, pois é necessário aguardar a liberação do orçamento para que o pagamento seja realizado, e o credor receba a quantia definida em juízo.

Alguns precatórios podem levar anos para serem, de fato, pagos. Com isso, muitos credores optam pela venda de precatórios, operação segura e regulamentada pela legislação. 

Dessa forma, o credor recebe o dinheiro do seu precatório mais rapidamente, sem ter que esperar tanto tempo. 

relogio moedas investir em precatorios titulos aumentam em valor com o tempo empresa precato

Um ponto importante para investir em precatórios é o deságio. O deságio pode se aplicar a títulos e a preços de mercadorias, por exemplo. 

Esse termo  é utilizado para definir o desconto sobre o valor do título, e ocorre durante a compra e venda do precatório. Ele também se refere à depreciação do valor nominal em relação ao valor de mercado de um determinado produto.

Mesmo com o deságio, investir em precatórios é muito vantajoso e vale a pena para ambas as partes. Com esse desconto, o credor recebe seu valor rapidamente, e o comprador assume os riscos, a burocracia e o atraso no pagamento, que pode chegar a anos. 

Após a aplicação do deságio e o acordo entre as partes, a cessão de direitos é a próxima etapa do processo de investir em precatórios. Basicamente, ele representa a transferência do antigo para o novo dono do título.

Assim, o credor de um precatório pode transferir seu crédito e o direito a outra pessoa. Em contrapartida, o credor é remunerado conforme acordo estabelecido entre as partes interessadas na negociação.

Segundo a Resolução nº 458/2017 do Conselho da Justiça Federal (CJF), os créditos do tipo alimentares também podem ser transferidos a terceiros. Desde que sigam os critérios e providências previstas na lei para formalizar essa ação. 

Como posso vender meu precatório?

Você pode vender seu precatório encontrando um interessado em comprar o título ou uma empresa especializada em precatórios. Será calculado um deságio (desconto) e, então, a transferência de direito sobre o título.

Negociar com uma empresa especializada é a opção mais indicada, pois garante a segurança da transação, a emissão correta dos diversos documentos necessários, e a estrita obediência à legislação vigente. 

Quando encontrar uma empresa com credibilidade para comprar seu precatório e todos os detalhes  para venda estiverem completos, a transferência do título ainda será formalizada por meio de cessão de crédito judicial, garantindo, assim, ainda mais segurança.

Após realizar esses procedimentos e assinar o contrato de venda de precatórios, a empresa especializada faz a transferência do valor em poucos dias, diretamente para a conta do beneficiário. 

Assim, vender o seu precatório é uma forma de receber o valor do título sem ter que passar por toda a espera e burocracia do governo.

Investir em precatórios é seguro?

Investir em precatórios é seguro e amparado pela legislação, sendo previsto pela Constituição Federal. E para que o processo seja feito com toda a segurança necessária, é recomendado buscar uma empresa especializada e que tenha credibilidade na realização dessa negociação, como a Precato.

Quanto rende um precatório?

O rendimento de um precatório está relacionado à correção monetária e juros que recaem sobre o valor do título durante o tempo que o credor aguardou pelo pagamento da Fazenda Pública.

Como demora um tempo, o valor dos precatórios vai aumentando, conforme o índice de correção monetária que será utilizado para atualizar o título. 

Atualmente, o índice utilizado para atualizar o valor dos precatórios é o IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial). Anteriormente, a correção monetária de precatórios era realizada pela TR. 

Consulte a Calculadora de Precatórios da Precato e veja quanto está valendo o seu título.

Qual é o deságio na venda de precatórios?

O deságio na venda de precatórios é o desconto de uma parte do valor do título. Não existe uma regra para o deságio na venda de títulos.

Alguns fatores influenciam para a oscilação do deságio, como:

  • Índices de correção monetária (IPCA-E ou TR)
  • Tempo de espera
  • Tipo do precatório (alimentar ou comum)
  • Urgência no recebimento
  • Valor a receber

Como ganhar dinheiro com precatórios?

Você pode ganhar dinheiro com precatórios na venda ou compra desses títulos. Esse é um investimento muito vantajoso e interessante tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Ao ser titular de um precatório, com a venda do título, você consegue receber os valores muito mais rápido, sem ter que esperar o pagamento da Fazenda Pública – que costuma ser bem demorado.

investir em precatorios antecipe o recebimento empresa precato

Assim, ao vender seu precatório, você consegue realizar seus sonhos e objetivos com o dinheiro obtido com a venda.

O comprador também consegue ganhar dinheiro ao investir em precatórios, pois, ao comprar o título por um valor inferior ao fixado, é possível obter lucro com esse investimento.

Ou seja, investir em títulos de dívida pública  como os precatórios é um ótimo negócio para todos envolvidos na negociação. 

Como investir em precatórios com a Precato

A Precato é uma fintech nascida em 2019, originada de uma empresa com mais de 16 anos de atuação no mercado financeiro. Ou seja, uma empresa jovem e tecnológica com uma vasta experiência de mercado

Renomada no setor, a Precato é a melhor escolha na hora de investir em precatórios.

A facilidade do processo é outra vantagem da Precato. Afinal, o atendimento é realizado pela internet, ou seja, sem burocracia e com toda a segurança e praticidade necessárias. 

E o melhor, a Precato atende a todo o Brasil, tendo contato direto com cartórios em todo o país. Assim, não importa onde você esteja, é possível negociar em precatórios e receber o atendimento necessário para ter um bom rendimento e sucesso nesse investimento. 

Assim, conseguimos oferecer um bom atendimento e dar todas as orientações aos nossos clientes, com um time de especialistas em precatórios.

Você tem um precatório e gostaria de receber o valor rapidamente? Entre em contato com a Precato e conheça nossas soluções!
Gostou de saber como investir em precatórios? Então, acompanhe o Blog da Precato e fique sempre por dentro das novidades e conteúdos sobre precatórios!

Precato

Matheus Alvarenga

Matheus Alvarenga é especialista em direitos creditórios, com foco em Precatórios Federais. Em 2015 ingressou no curso de graduação em Administração de Empresas na FUNCESI (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - MG), no ano de 2019 certificou-se pela StartSe no Executive Program, Economia e Gestão Empresarial. Atua desde 2012 no mercado financeiro, e atualmente é sócio e Gerente Comercial na Precato, empresa líder no mercado de antecipação de Precatórios Federais do Brasil, com mais de 800 milhões de reais intermediados em suas operações.

COMENTE

ARTIGOS RELACIONADOS

Reserva de honorários pode ser feita em ações que geram precatórios

A reserva de honorários advocatícios diz respeito à possibilidade de separar o valor que um advogado tem a receber...

Continue Lendo >

Contrato de cessão de direitos: o que ele indica e para que serve?

Mesmo sendo uma prática legalmente válida e embasada nos princípios jurídicos, é muito comum as pessoas terem dúvidas sobre...

Continue Lendo >

O que é certificado digital e para que ele serve no âmbito dos precatórios?

O certificado digital é uma ferramenta virtual que busca trazer facilidade e segurança para operações eletrônicas dos mais diversos...

Continue Lendo >