× Home Vidas Impactadas Carreiras Advogados Fale Conosco   search
 

Certidão Negativa de Débitos: o que é, e como tirar uma?

matheus-alvarenga
14 de maio de 2021
Certidão Negativa de Débitos: o que é, e como tirar uma?

A certidão negativa de débitos é um dos documentos exigidos para que a venda de precatórios possa ser feita. Assim, para vender os seus títulos, é essencial emitir esse documento. 

Vender precatórios é uma ótima opção para receber mais rápido os valores dos títulos. Dessa forma, você não precisa esperar pelos prazos do Governo. No entanto, para iniciar e dar andamento a esse processo, é preciso emitir a CNDs. 

Por isso, confira neste post como funciona as certidões negativas de débitos, os tipos, quais e como emitir para vender o seu precatório. 

O que é Certidão Negativa de Débitos?

Basicamente, a Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento utilizado para comprovar que uma pessoa, seja ela física, seja jurídica, não possui débitos com órgãos públicos. Além disso, a CDN também é utilizada para comprovar a falta de débitos de bens, como imóveis e veículos. 

Dessa forma, a CND serve para comprovar a inexistência de ações judiciais federais, criminais e cíveis contra uma pessoa, empresa ou bens. 

Também é importante ressaltar que a validade da Certidão Negativa de Débitos varia conforme o tipo, e a sua emissão deve ser realizada de acordo com a finalidade, como:

  • CND de protesto
  • CND de falência
  • CNDs tributários (federal, estadual e municipal).

Portanto, é importante ficar atento a essas informações na hora de emitir esses documentos. 

Por que preciso de uma Certidão Negativa de Débitos para vender meu precatório?

certidão negativa de débitos

A Certidão Negativa de Débitos é exigida na venda de precatórios para evitar a penhora do título. Afinal, se houver alguma pendência do credor, o título pode ser penhorado para pagar a dívida. 

Diante disso, para facilitar esse processo, o melhor é utilizar os serviços de uma empresa especializada em precatório, que pode realizar toda essa parte burocrática, facilitando a venda e o pagamento mais rápido do precatório. 

O serviço especializado garante mais praticidade e segurança na emissão da (CND). Dessa forma, o credor não precisa lidar com o excesso de papelada e burocracia para antecipar o pagamento do seu precatório

Quais CNDs são exigidas?

Para vender um precatório, algumas CNDs são exigidas, como:

  • natureza cíveis 
  • Fiscais
  • Trabalhistas

Agora, confira como funciona cada um desses tipos de Certidão Negativa de Débitos e como emitir. 

CND de natureza civil

A Certidão Negativa de Débitos de natureza civil também é uma das exigidas para vender precatórios. 

Dessa forma, a emissão é feita para verificar a existência de processos de natureza civil, em ações como execuções fiscais, de família, sucessões, entre outras. Além disso, podem ser emitidas as certidões do Serasa e demais cadastros restritivos de débitos. 

CNDs fiscais

A Certidão Negativa de Débitos Fiscais é outra exigência na venda de títulos, tanto os estaduais quanto os federais.

A CDN fiscal é usada para provar que não há existência de débitos tributários e outros tipos de processos não resolvidos. Porém, quando constam pendências, é realizada a emissão da certidão positiva de débitos fiscais, impossibilitando a venda de precatórios. 

CNDs criminais e cíveis

As CNDs criminais e cíveis servem para constatar se a existência de processo de natureza criminal ou cível em nome da pessoa consultada. Para isso, a emissão pode ser feita no site oficial do Tribunal de Justiça Estadual e Federal. 

CNDs trabalhistas

As CNDs trabalhistas são utilizadas pelas empresas que querem vender seus precatórios e, consequentemente, precisam comprovar que não há débitos trabalhistas para serem pagos. 

Com isso, a CND confirma que não há débitos inadimplidos no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT, conforme prevê a (Lei nº 8.666). 

Além disso, por meio desse documento é comprovado que não há dívidas em empreendimentos. Para isso, a consulta e emissão da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas é online e gratuita. 

Como tirar uma Certidão Negativa de Débitos?

certidão negativa de débitos

Para tirar uma Certidão Negativa de Débitos, é necessário verificar o órgão responsável pela emissão desse documento, já que cada uma é realizada por órgãos diferentes. 

As certidões devem ser consultadas em cada um dos órgãos responsáveis pela emissão do documento, como:

Certidão Trabalhista: a emissão da Certidão Negativa pode ser consultada e emitida no site oficial do Tribunal Superior do Trabalho – TST. Para verificação e emissão do documento, é necessário informar os dados da empresa, como o CPF ou CNPJ.

  • CDNs criminais e cíveis: para emissão de certidões do Estado de São Paulo, por exemplo, a emissão é realizada no site do TJ-SP, na área de Certidões. 
  • CDNs Fiscais: a Secretaria de Estado da Fazenda é o órgão responsável pela emissão dessa CND. 
  • CDN de natureza civil: pode ser retirada online, pelo site oficial do Tribunal Regional Federal. 

Conclusão

A emissão das Certidões Negativas de Débitos é essencial para negociar um precatório. Vale ressaltar que a venda de precatórios é muito vantajosa para o credor que consegue receber os valores devidos pela Fazenda Pública, sem necessidade de aguardar a lista de pagamento e a liberação dos recursos no prazo fixado pelo Governo. Além de não ter que lidar com atrasos que podem ocorrer na quitação dessas dívidas.  

Por ser um processo trabalhoso e que envolve muitos procedimentos em órgãos públicos e sites institucionais, o indicado é que você procure uma empresa especializada em precatórios que realize essa parte burocrática. 

Assim, você pode ter a tranquilidade de apenas fazer a venda e receber os valores referente ao precatório, além de ter auxílio em outros diversos procedimentos referente aos precatórios. 

Quer saber como funciona a antecipação e venda de precatórios? Entre em contato com a Precato e saiba mais!

Gostou de conhecer sobre a Certidão Negativa de Débitos? Então, acompanhe o blog da Precato e fique sempre por dentro das novidades e conteúdos sobre precatórios!

Precato

Matheus Alvarenga

Matheus Alvarenga é especialista em direitos creditórios, com foco em Precatórios Federais. Em 2015 ingressou no curso de graduação em Administração de Empresas na FUNCESI (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - MG), no ano de 2019 certificou-se pela StartSe no Executive Program, Economia e Gestão Empresarial. Atua desde 2012 no mercado financeiro, e atualmente é sócio e Gerente Comercial na Precato, empresa líder no mercado de antecipação de Precatórios Federais do Brasil, com mais de 800 milhões de reais intermediados em suas operações.

COMENTE

ARTIGOS RELACIONADOS

Precatórios com pagamento em 2022: lista já foi divulgada

A lista dos precatórios com pagamento previsto em 2022 teve sua divulgação feita pelo Ministério da Economia neste mês...

Continue Lendo >

Ofício requisitório: saiba como ele gera precatórios e RPVs

O ofício requisitório é um documento gerado após todo um processo que transitou e teve julgamento procedente. Ele é...

Continue Lendo >

Precatório federal 2021: veja lista e previsão de pagamentos

A lista com credores de precatório federal 2021 já foi divulgada pela CMO, citando os que estão previstos para...

Continue Lendo >